"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 31 de março de 2010

Chico Xavier, o filme - faltam 2 dias!

De que precisa o Espiritismo

Nos centros doutrinários: de amigos do bem e da verdade, que saibam exemplificar a compreensão e a boa vontade para o soerguimento de todos, através da elevação de si próprios.

Na ciência: de investigadores e estudiosos, que unam o raciocínio e o sentimento, elevando o coração ao nível da inteligência.

Na política: de legisladores e administradores dignos, que não menosprezem o sacrifício pessoal, habilitados a criar mais altos padrões de caráter para a mente do povo.

Na imprensa: de jornalistas humanos, construtores do bem e adversários do escândalo, livres da influência financeira, a serviço do bem geral.

No magistério: de professores devotados, que possam plasmar a alma da infância e da juventude nas linhas eternas do ideal superior.

Nos lares: de pais e mães consagrados à missão que esposaram, de filhos e irmãos que se auxiliem, reciprocamente, no testemunho leal da comunhão fraterna.

Nas organizações de trabalho: de cooperadores que se honrem no cumprimento do dever, dedicados ao progresso e ao aperfeiçoamento, para a justa exaltação da dignidade do serviço.

No campo: de colaboradores da Natureza, de amigos sinceros do solo, das plantas e dos animais, que, semeando e ajudando alegremente, se façam intérpretes dos propósitos divinos.

Na arte: de tradutores fiéis da bondade e da beleza, que auxiliem o pensamento a escalar os mais altos cimos da vida.

Na mediunidade: na pregação, na propaganda, de corações corajosos e confiantes, conscientes de suas responsabilidades e fiéis aos seus compromissos com o Infinito Bem, que se expressem com os atos, acima das palavras, plenamente integrados na excecução das boas obras, a fim de que o Reino do Senhor se estabeleça, em definitivo, na Terra, assegurando a felicidade dos homens para sempre.

André Luiz

(Mensagem psicografada por Chico Xavier, do livro "Mandato de amor", UEM, distribuição gratuita pelo Grupo Espírita "Os Mensageiros").

Nota

Queridos amigos e leitores do Blog, por motivo de força maior e por circunstâncias alheias à nossa vontade, não estamos fazendo as postagens com a regular frequência com que nos propusemos à séria tarefa de divulgação da Doutrina Espírita.

Pedimos desculpas e a compreensão de todos.

Esperamos voltar o mais breve possível e dar continuidade ao nosso trabalho.

Grande abraço fraterno a todos!

Cotidiano.

sexta-feira, 26 de março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

Chico Xavier - Livro de Jhon Harley Madureira Marques sobre Chico Xavier


(clique na imagem para ampliar)

O poder das trevas

Visitamos o Chico e, enquanto conversávamos, uma de minhas irmãs conseguiu anotar o que aqui transcrevo:

- O povo subestima o poder das trevas e elas vão entrando. Os espíritos das trevas têm uma hierarquia quase perfeita. Eles me criaram todos os tipos de dificuldades possíveis e imagináveis para que eu parasse a mediunidade. Certa vez o espírito de Emmanuel me disse: você será testado de todo o jeito.

Penso muito, antes de sair de casa, porque nunca sei o que vai acontecer. Muitas vezes eles improvisam na hora. Parece que ficam esperando eu dar um tropeção para acabar de me empurrar.

Certo dia levei um tombo. Caí de costas, batendo fortemente a cabeça. Quando ía querer reclamar, ouvi o espírito de Emmanuel dizer-me:

- Agradeça.

- Como?

- Agradeça.

Ainda no chão, procurei elevar um pouco a voz e disse:

- Obrigado, meus irmãos, muito obrigado.

No caminho de volta para a casa, perguntei a Emmanuel:

- Por que o senhor me disse para agradecer?

- Porque se você se irritasse, emitiria vibrações quase iguais às deles e eles ficariam com mais força.

(Texto extraído do livro "Kardec prossegue", de Adelino da Silveira, 3. ed, revista e ampliada, Editora CEU, p. 17).

quarta-feira, 24 de março de 2010

Chico Xavier - Globo Reporter com Chico Xavier dia 26/03/2010


O Globo Repórter sobre o médium Chico Xavier irá ao ar no dia 26 de março. A informação oficial foi enviada hoje, em primeira mão, para o jornal Correio Fraterno pela assessoria da Rede Globo de Televisão.

Izabel Vitusso • Editora
Telefone: +55 11 4109-2939 • Fax: +55 11 4109-2939

Chico Xavier - Eventos em homenagem a Chico Xavier pela USE, Feesp, Aliança, União Fraternal, AME-SP, AJE-SP, feal/RBN











100 ANOS DE CHICO XAVIER!

Aos Órgãos Espíritas/Instituições Espíritas e Espíritas do Estado de São Paulo:

Caríssimos Irmãos de Ideal,

Em nossa carta anterior sugerimos dois tipos de atividades para marcar a união dos espíritas de São Paulo de modo a demonstrar sua gratidão e amor ao Chico, pela passagem de 100 anos do seu nascimento:

a) Prece e vibração coletivas em cada núcleo espírita, às 20 horas do dia 2 de abril próximo, sexta-feira, irradiando o pensamento de socorro espiritual para o Haiti, as vítimas de intempéries, os povos sofridos da África, os países em litígio no Oriente Médio , com pedido pela Paz Mundial, pelo Brasil, pelo movimento espírita, pelo núcleo espírita e seus participantes, em particular e por Francisco Cândido Xavier.

b) Evento aberto à máxima participação popular, incluindo todos os amigos e simpatizantes do Chico, no domingo, dia 11 de abril, das 9 às 12 horas, nos locais abaixo das cidades de São Paulo, que o sediarão:
- Araçatuba – Praça João Pessoa
- Bauru – Centro de Eventos da ITE – Instituição Toledo de Ensino – Praça 9 de Julho, 151 - Vila Pacífico
- Ribeirão Preto – Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (conhecido por Curupira)
- São José dos Campos – Câmara Municipal
- São Paulo – Parque da Independência (no Ipiranga)
- Sorocaba – Parque dos Espanhóis

Cada equipe organizadora, das 6 cidades, enviara a respectiva programação do evento para sua região.
Gratos pela oportunidade de trabalharmos em conjunto, renovamos os nossos votos de paz e alegria!

Chico Xavier - Portugal também homenageia o médium no ano do centenário de seu nascimento





















(clique na imagem para ampliar)

PROGRAMA DE HOMENAGEM A CHICO XAVIER

DIA 2 DE ABRIL

CHICO XAVIER, 100 ANOS EXEMPLIFICANDO NO MUNDO O AMOR DE JESUS

9h00: Abertura Solene
9h05: Abertura musical pelo Coro Audite Nova, de Lisboa
9h20: Palavras iniciais, Marlene Nobre
DVD: Prece do Servidor: Chico
DVD: Saudação aos Portugueses feita por Chico
9h:35: Perfil de Chico Xavier, Weimar Muniz de Oliveira
10h35: Revelações Espirituais na Obra Chico Xavier-Emmanuel, Marlene Nobre
11h35: Intervalo
12h00: Cartas consoladoras que comprovam a vida no além, Conrado Gonçalves Santos
13h00: Almoço
14h45: Chico Xavier: Lições de Sabedoria, Rubens Germinhasi
15h45: Chico, amigo e mestre, Adelino da Silveira
16h45: Intervalo
17h10: O Maravilhoso Mundo Literário de Chico Xavier, Rolando Boldrin
18h00: Casos Inesquecíveis. Respostas às Perguntas do público.
19h00: Encerramento

DIA 3 DE ABRIL

9H00 DA MANHÃ: ESTÃO TODOS CONVIDADOS!

CAMPANHA: CHICO XAVIER: UM PÃO, UM GESTO DE CARINHO

DISTRIBUIÇÃO DE PÃES, EM NOME DE CHICO XAVIER E DA RAINHA SANTA ISABEL

Chico Xavier, o filme - faltam 8 dias!

Dica de Leitura - "Mentores de André Luiz" (EME)


"Mentores de André Luiz" - Chico Xavier foi sem dúvida o mais importante médium brasileiro de todos os tempos. O destaque que merece deve-se ao exemplo de vida e, acima de tudo, aos ensinamentos transmitidos através dele por diversos espíritos, que muito contribuíram para o crescimento da Doutrina Espírita.

Dentre esses espíritos destaca-se André Luiz, o repórter do além que, depois de anos em sofrimento no umbral, é recolhido e acolhido em Nosso Lar, colônia espiritual ligada à Terra, onde passa a viver e trabalhar com muitos mentores espirituais.

Esta obra reúne rico material para estudo e reflexão, evidenciando a importância da presença dos mentores espirituais, que estão sempre trabalhando em benefício do próximo, pelo simples prazer de servir.

Complementando o trabalho desenvolvido no livro Pessoas de André, Isabel Scoqui apresenta ao público mais uma obra original, inspiradora e de grande utilidade, mostrando o quanto ainda se tem a aprender com o material deixado pelo mineiro Chico Xavier.

Para adquirir a obra acesse:
http://www.editoraeme.com.br/produto.asp?codigo=1023

segunda-feira, 22 de março de 2010

Chico Xavier - Venda antecipada de ingressos para o filme

Ilustração do site http://www.kinoplex.com.br/

Severiano Ribeiro começa a venda antecipada de ingressos para “Chico Xavier – O Filme”


Os cinemas do Grupo Severiano Ribeiro/ Kinoplex darão início nesta sexta-feira, dia 19 de março, à venda antecipada de ingressos para o filme “Chico Xavier”, de Daniel Filho. O serviço é válido para todo Brasil e pode ser feito pela internet, no site www.kinoplex.com.br, ou pelas bilheterias dos cinemas.
  
Baseado no livro de Marcel Souto Maior, “As Vidas de Chico Xavier”, o filme retrata a biografia do médium, que viveu 92 anos e publicou mais de 400 livros, todos psicografados. Estão no elenco Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Tony Ramos, Christiane Torloni e Paulo Goulart , entre outros.

Anna Carolina Vilela
In Press Porter Novelli
55.21. 3723-8087
55.21. 9802-5085

(Informação repassada pela USE/SP e conferida no site informado, por Ismael Gobbo, in informativo "Notícias do Movimento Espírita").

E em setembro: "Nosso Lar"



Trailer do flme ''Nosso Lar'' [Brasil, 2010], com Renato Prieto, Othon Bastos, Rosanne Mulholland, Fernando Alves Pinto. Adaptação do célebre livro psicografado por Chico Xavier. Após a morte do seu corpo físico, médico acorda no mundo espiritual, onde terá que aprender novos valores morais e vencer a saudade da família e dos que ficaram na Terra. Direção de Wagner de Assis ©Fox.

Chico Xavier, o filme - 10 dias para a estreia

Chico Xavier - III Congresso Espírita Brasileiro, Brasília/DF.





















(clique na imagem para ampliar)

Chico Xavier - Globo News e tributos a Chico Xavier. Matéria do jornal "O Estado de São Paulo"

(clique na imagem para ampliar)

(Recebido via email da presidência da ADE/SP; disponibilizado no informatibo "Notícias do Movimento Espírita" - Ismael Gobbo)

Chico Xavier - Suiça também comemora centenário de nascimento do médium

(clique na imagem para ampliar)

Dia Mundial da Água

Comemora-se hoje, dia 22 de março, o "Dia Mundial da Água". O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 ("Recursos hídricos") da Agenda 21.

Neste dia de cada ano discute-se sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Desde 1993, vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações propostas pela Agenda 21.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

domingo, 21 de março de 2010

Chico Xavier - TV Globo e Globo News promovem especiais sobre o saudoso médium


O Globo Repórter do dia 26 de março trará um especial sobre Chico Xavier, o médium mineiro. O aguardado programa abordará a vida e obra de Francisco Cândido Xavier no ano de seu centenário, a ser comemorado no dia 2 de abril. Depoimentos, entrevistas e arquivos serão exibidos ilustrando o símbolo da mediunidade e caridade com Jesus e Kardec.

Como parte da homenagem ao centenário de Chico Xavier, a Globo News fará também uma semana especial ao médium. A semana especial tem começa no dia 24 de março, às 23h onde o Programa Arquivo N apresentará “A Biografia” do médium com depoimentos de quem conviveu com ele, contando com a utilização de rico material preservado no Centro de Documentação da Rede Globo.
No sábado, dia 27, à meia noite, será exibido Almanaque – Entrevista especial com Daniel Filho , diretor do filme sobre o médium, com o ator que faz o papel de Chico Xavier (Nelson Xavier) e Marcel Souto Maior, autor da biografia em que o filme se baseou.

Já no dia 28, às 23h, será a vez do Globo News Especial Chico Xavier com uma grande reportagem de campo sobre Chico Xavier. E no dia 31, também às 23h, será apresentado, no programa Arquivo N, “As Gravações”, um programa dedicado exclusivamente à palavra de Chico Xavier, sobretudo nos anos 70.

Informações sobre horários alternativos podem ser obtidas no site:
globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,17664,00.html

Assessoria de Comunicação Social da FEB
(61) 2101-6175

quinta-feira, 18 de março de 2010

Oração Nossa (Chico Xavier)

Senhor, ensina-nos a orar sem esquecer o trabalho. A dar sem olhar a quem. A servir sem perguntar até quando. A sofrer sem magoar seja a quem for. A progredir sem perder a simplicidade.



A semear o bem sem pensar nos resultados. A desculpar sem condições. A marchar para a frente sem contar os obstáculos. A ver sem malícia. A escutar sem corromper os assuntos.

A falar sem ferir. A compreender o próximo sem exigir entendimento. A respeitar os semelhantes sem reclamar consideração. A dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever sem cobrar taxas de reconhecimento.

Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas próprias dificuldades. Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós.

Auxilia-nos sobretudo a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente aquela de cumprir os desígnios, onde e como queiras, hoje, agora e sempre.

Emmanuel
(Mensagem psicografada por Chico Xavier).

Haverá falsos cristos e falsos profetas

          "Guardai-vos dos falsos profetas, que vem até vós cobertos em peles de ovelhas, e que por dentro são lobos raptores. Vós os conheceis por seus frutos. Pode-se colher uvas dos espinheiros, ou figos dos cardos? Assim, toda árvore que é boa produz bons frutos, e toda árvore que é má produz maus frutos. Uma árvore boa não pode produzir maus frutos, e uma árvore má não pode produzi-los bons. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e atirada ao fogo. Portanto, vós os conhecereis (os profetas) pelos seus frutos." (Mateus, cap. VII, v. 15 a 20).
          "Guardai-vos para que ninguém vos seduza, porque muitos virão sob meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e eles enganarão a muitos.
          E surgirão muitos falsos profetas, que seduzirão muitas pessoas. E, porque a iniquidade será abundante, em muitas pessoas a caridade irá esfriar. Será salvo, porém, aquele que perseverar até o fim.
          Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou está lá, não acrediteis, pois surgirão falsos Cristos e falsos profetas, que farão grandes prodígios e coisas espantosas, ao ponto de enganar, se possível, até os eleitos." (Mateus, cap. XXIV, v. 4, 5, 11, 12, 13, 23 e 24. Marcos, cap. XIII, v. 5, 6, 21 e 22).
          "Meus bem-amados, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai se os Espíritos são de Deus, pois surgiram muitos falsos profetas no mundo." (João, Epístola Primeira, cap. IV, v. 1).
          "Os fenômenos espíritas, longe de dar crédito a falsos Cristos e falsos profetas, como a algumas pessoas apraz dizer, golpe mortal desferem neles. Não peçais ao Espiritismo prodígios, nem milagres, porquanto ele formalmente declara que os não opera. Do mesmo modo que a Física, a Química, a Astronomia, a Geologia revelaram as leis do mundo material, ele revela outras leis desconhecidas, as que regem as relações do mundo corpóreo com o mundo espiritual, leis que, tanto quanto aquelas outras da Ciência, são leis da Natureza. Facultando a explicação de certa ordem de fenômenos incompreendidos até o presente, ele destrói o que ainda restava do domínio do maravilhoso. Quem, portanto, se sentisse tentado a lhe explorar em proveito próprio os fenômenos, fazendo-se passar por messias de Deus, não conseguiria abusar por muito tempo da credulidade alheia e seria logo desmascarado. Aliás, como já se tem dito, tais fenômenos, por si sós, nada provam: a missão se prova por efeitos morais, o que não é dado a qualquer um produzir. Esse um dos resultados do desenvolvimento da ciência espírita; pesquisando a causa de certos fenômenos, de sobre muitos mistérios levanta ela o véu. Só os que preferem a obscuridade à luz, têm interesse em combatê-la; mas, a verdade é como o Sol: dissipa os mais densos nevoeiros.
          O Espiritismo revela outra categoria bem mais perigosa de falsos Cristos e de falsos profetas, que se encontram, não entre os homens, mas entre os desencarnados: a dos Espíritos enganadores, hipócritas, orgulhosos e pseudo-sábios, que passaram da Terra para a erraticidade e tomam nomes venerados para, sob a máscara de que se cobrem, facilitarem a aceitação das mais singulares e absurdas idéias. (...) É considerável o número dos que, em diversas épocas, mas, sobretudo, nestes últimos tempos, se hão apresentado como alguns dos antigos profetas, como o Cristo, como Maria, sua mãe, e até como Deus. S. João adverte contra eles os homens, dizendo: 'Meus bem-amados, não acrediteis em todo Espírito; mas, experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto muitos falsos profetas se têm levantado no mundo'. (...) É à maneira de se distinguirem dos maus os bons Espíritos que, principalmente, podem aplicar-se estas palavras de Jesus: 'Pelo fruto é que se reconhece a qualidade da árvore; uma árvore boa não pode produzir maus frutos, e uma árvore má não os pode produzir bons'. Julgam-se os Espíritos pela qualidade de suas obras, como uma árvore pela qualidade dos seus frutos." ("O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Cap. XXI, item 7).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Quando Deus quer, não tem jeito!

Uma senhora muito pobre telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda.
Um bruxo do mal que ouvia o programa resolveu pregar-lhe uma peça.
Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários e ordenou que fizessem uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação:
- Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o DIABO!
Ao chegarem na casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos.
Os secretários do bruxo, conforme a orientação recebida, lhe perguntaram:
- A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?
A mulher, na simplicidade da fé, respondeu:
- Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!

Moral da história: 'NÃO SE PREOCUPE DE QUE MANEIRA VIRÁ SUA VITÓRIA, MAS QUANDO DEUS DETERMINA, ELA VEM... AH VEM!!!
Tenha paciência. O tempo de Deus pode não ser o seu, pois sua visão é limitada, enquanto que Deus tudo vê e a tudo provê!
Ele ultrapassa todos os limites e vê muito além do que enxergamos.

Que DEUS nos abençoe!

Chico Xavier - Quatro programas especiais sobre o médium na Globo News

1. ARQUIVO N: A BIOGRAFIA – O programa levanta a vasta e emocionante biografia de Chico Xavier, com novos depoimentos de quem conviveu com ele e a utilização do rico material preservado no Centro de Documentação da Rede Globo.
Estréia: Quarta, 24/3, 23:00 horas
*Horários alternativos: Quinta 03h30, 11h30, 17h30; Sexta 05h30; Sábado 05h05, 16h05; Domingo 21h05.

2. ARQUIVO N - AS GRAVAÇÕES - Programa dedicado, exclusivamente, à palavra de Chico Xavier. O Cedoc guarda gravações feitas em Uberaba com Chico Xavier, especialmente nos anos setenta. O espectador terá a chance de ouvir, de viva voz, o pensamento do médium mais famoso do país.
Estréia: Quarta, 31/3, 23:00 horas
*Horários alternativos: Quinta 03h30, 11h30, 17h30; Sexta 05h30; Sábado 05h05, 16h05; Domingo 21h05.

3. GLOBO NEWS ESPECIAL CHICO XAVIER – Uma grande reportagem de campo sobre o fenômeno Chico Xavier. O mistério da senha: um filho do médium diz que ele, pouco antes de morrer, deixou com a família uma senha que seria usada para testar a honestidade de supostos sucessores. Para provar que fez contato com Chico Xavier, o suposto sucessor terá de citar a senha. O caso do juiz que usou um texto psicografado para absolver o acusado de um crime. A vítima disse que, através de uma mensagem psicografada, o disparo tinha sido acidental. O texto psicografado foi aceito como prova. Há movimentos céticos que discutem o fenômeno Chico Xavier. O que eles dizem. Qual é a explicação que especialistas encontram para a psicografia. Há os que afirmam que os textos supostamente psicografados são, na verdade, resultado de um fluxo de consciência.
Estréia: Domingo, 28/3 , 23:00 horas
*Horários alternativos: Segunda, 03h30, 11h30, 17h30; Terça 05h30; Sábado 14h30.

4. ALMANAQUE – Entrevista especial com Daniel Filho, diretor do filme sobre o médium, o ator que faz o papel de Chico Xavier (Nelson Xavier) e Marcel Souto Maior, autor da biografia em que o filme se baseou.
Estréia: Domingo, 27/3, 00:05 horas
*Horários alternativos: Domingo, 06:30h, 12h30, 18h30; Terça 04h30; Quinta 05h30.


Chico Xavier - Lançamento do selo comemorativo do centenário de nascimento de Chico Xavier em São Bernardo do Campo/SP

Os "pretos-velhos", por Divaldo P. Franco

terça-feira, 16 de março de 2010

O preto-velho na Casa Espírita

*Nota: Caros irmãos, eu gostaria que quando lessem este artigo pudessem prestar mais atenção em seu conteúdo. Ninguém aqui está discriminando outras doutrinas espiritualistas e nem, tão pouco, dizendo que "pretos-velhos" não possam se manifestar nos centros espíritas. O que estamos abordando aqui é a advertência a todos os médiuns com relação a espíritos enganadores e zombeteiros que possam, por ventura, manifestarem-se nas sessões mediúnicas com o intuito de confundir o médium com suas informações. Aliás, Allan Kardec sempre alertou-nos quanto aos falsos profetas... Leiamos com atenção, interpretemos, reflitamos e pensemos antes de lançar os comentários. Grata!
 


Queridos amigos e leitores do Blog, circula pela net já há algum tempo, inclusive em vários sites dedicados à divulgação da Doutrina e do movimento Espírita o texto denominado "O preto-velho", o qual transcreveremos abaixo com algumas considerações de companheiros de ideal espírita, bem como com o acréscimo de algumas observações de "Cotidiano", para que possamos refletir sobre o tema em questão e, assim, buscar, de fato, o real objetivo da Doutrina: instruirmo-nos e orientarmo-nos.

Grande abraço a todos e boa leitura!

"Dando início a uma dessas reuniões mediúnicas num centro espírita orientado pela doutrina de Allan Kardec, foi feita a prece de abertura por um dos presentes. Iniciando-se as manifestações, pequenas mensagens de consolo e apoio foram dadas pelos desencarnados aos membros da reunião.


"Quando se abriu o espaço destinado à comunicação de Espíritos necessitados, ocorreu o inesperado: a médium Letícia fica sob a influência de um Espírito.

"O dirigente, como sempre fez nos seus vinte e tantos anos de prática espírita, deu-lhe as boas-vindas, em nome de Jesus:

"- Seja bem-vindo, meu irmão, nesta Casa de caridade, disse-lhe Dr. Anestor.

"O espírito respondeu:

"- Boa noite, Fio. Suncê me dá licença prá eu me aproximá de seus trabalhos, Fio?.

"- Claro, meu companheiro, nosso Centro Espírita está aberto a todos os que desejam progredir, respondeu o diretor da reunião.

"Todos os presentes perceberam que a entidade comunicante era um preto-velho, e a entidade continuou:


segunda-feira, 15 de março de 2010

Chico Xavier na Globo

O programa "Globo Reporter", da Rede Globo, no dia 19 de março, será sobre Chico Xavier e contará com a participação do Dr. Nubor Facure.
O canal Globo News reprisará (sáb. 09h05 e dom 13h05, conforme a revista de programação).

14 de Março - Dia dos Animais


Meus amigos, comemorou-se ontem o Dia dos Animais.

O instrutor André Luiz nos orienta sobre a conduta perante os Animais:

*Abster-se de perseguir e aprisionar, maltratar ou sacrificar animais domésticos ou selvagens, aves e peixes, a título de recreação, em excursões periódicas aos campos, lagos e rios, ou em competições obstinadas e sanguinolentas do desportismo. Há divertimentos que são verdadeiros delitos sob disfarce.

*No contato com os animais a que devote estima, governar os impulsos de proteção e carinho, a fim de não cair em excessos obcecantes, a pretexto de amá-los. Toda paixão cega a alma.

*Esquivar-se de qualquer tirania sobre a vida animal, não agindo com exigências descabidas para a satisfação de caprichos alimentares nem com requintes condenáveis em pesquisas laboratoriais, restringindo-se tão-somente às necessidades naturais da vida e aos impositivos justos do bem. O uso edifica, o abuso destrói.

*Opor-se ao trabalho excessivo dos animais, sem lhes administrar mais ampla assistência.  A gratidão também expressa justiça.

*No socorro aos animais doentes, usar os recursos terapêuticos possíveis, sem desprezar mesmo aqueles de natureza mediúnica que aplique a seu próprio favor. A luz do bem deve fulgir em todos os planos.

*Apoiar, quanto possível, os movimentos e as organizações de proteção aos animais, através de atos de generosidade cristã e humana compreensão. Os seres da retaguarda evolutiva alinham-se conosco em posição de necessidade perante a lei.

“Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade.”
Paulo (1ª epístola aos coríntios, capítulo 16, versículo 14).

Pensemos nisso.

Abraços.

(Texto de Navarro, C. E. Francisco Cândido Xavier, Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto/SP - (17) 3227-9111 e 9702-7066).

"Ônibus-livraria Espírita Chico Xavier" completa 16 anos de estrada



Tudo começou no dia 12 de março de 1994, às 18 horas, quando Adjair Fernandes de Faria partiu de Uberlândia em direção a Uberaba , onde pernoitou. Na manhã do dia 13, ele próprio abriu as portas do ônibus-livraria para receber a visita do grande vulto do espiritismo uberabense Francisco Cândido Xavier. Modesto e discreto, Adjair reluta na divulgação do importante trabalho sempre preocupado em não aparecer. Presentemente Adjair está na cidade de Assaí, no estado do Paraná, a 884ª. cidade visitada. Foram 17 estados percorridos levando as obras da codificação, todas as obras da psicografia de Chico Xavier e de dezenas de outros autores. Além dos livros, foram distribuídas gratuitamente 33 milhões de mensagens. Ao Adjair os nossos parabéns e um grande abraço ( Ismael Gobbo )!



Chico Xavier - Jornal da Globo de 12 de março de 2010: "As histórias do médium mais importante do Brasil viram filme"

Reportagem no "Jornal da Globo" de sexta-feira, dia 12, sobre a pré-estreia do filme "CHICO XAVIER" em Uberaba contendo depoimentos do ator Ângelo Antônio e da irmã de Chico Xavier, Dona Cidália.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Na prática da solidariedade

Corria o ano de 1928, Francisco Cândido Xavier estava nac reunião do Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, quando algumas pessoas chegaram pedindo socorro para um mendigo cego que, sendo guiado por um companheiro embriagado, caira de um viaduto, de uma altura de quatro metros.

O cego sem ninguém, pois o guia tinha sumido, vertia sangue pela boca.

Chico atendeu imediatamente e, mesmo sendo muito pobre, alugou pequeno pardieiro, a fim de abrigar o doente, que foi atendido, gratuitamente, por caridoso médico.

Trabalhando no comércio, o médium ficava junto ao mendigo à noite, porém o enferemo precisava ser assistido durante o dia. Chico Xavier providenciou a publicação de um apelo em pequeno jornal da cidade, de circulação semanal, rogando a presença de alguém que pudesse atender ao cego Cecílio, durante o dia. Poderioa ser espírita, católico, ateu, não importava.

Decorridos seis dias e nada. Nenhum voluntário se apresentou.
Entretanto, no final da semana, duas meretrizes, muito conhecidas na cidade, se apresentaram, dizendo àquele jovem espírita:

- Chico, lemos o pedido e aqui estamos. Se pudermos servir...

- Ah! Como não? Entrem, irmãs! Jesus há de abençoar-lhes a caridade.

Todas as noites, antes de sair, elas oravam com o Chico, perto do enfermo.

Um mês depois o velhinho estava restabelecido e feliz. Reuniram-se, pela última vez, em prece de agradecimento a Jesus. Quando Chico Xavier terminou a oração, os quatro choravam.

- Chico - disse uma das mulheres - a prece modificou a nossa vida. Estamos a despedir-nos. Mudamo-nos para Belo Horizonte, a fim de trabalhar.

Uma foi servir numa tinturaria; a outra conquistou o título de enfermeira.

(do livro "Lindos Casos de Chico Xavier", de Ramiro Gama)

A fé religiosa. Condição da fé inabalável

          "Do ponto de vista religioso, a fé é a crença nos dogmas particulares que constituem as diferentes religiões; todas as religiões têm os seus artigos de fé. Sob este aspecto, a fé pode ser raciocinada ou cega. A fé cega, não examinando nada, aceita sem controle o falso como verdadeiro, e se choca, a cada passo, contra a evidência e a razão; levada ao excesso, produz o fanatismo. Quando a fé repousa sobre o erro, ela se destrói, cedo ou tarde; a que tem por base a verdade é a única segura do futuro, porque não tem nada a temer do progresso das luzes, já que o que é verdadeiro na obscuridade, o é igualmente em plena luz. Cada religião pretende estar na posse exclusiva da verdade; preconizar a fé cega sobre um ponto de crença, é confessar impotência em demonstrar que se tem razão."

(in "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Cap. XIX, item 6).

Chico Xavier - Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo/MG


Referência obrigatória para quem quer conhecer a obra do médium.
Antônio Roberto Fontana
(Diretor da União Espírita Mineira)

Foi inaugurada em 2 de abril de 2006, às 16:00 horas, na cidade de Pedro Leopoldo (MG), a "Casa de Chico Xavier". Transformada pela "Fundação Cultural Chico Xavier" num dos principais pontos do roteiro "Caminhos de Luz Chico Xavier", ela é referência obrigatória para quem quer conhecer a obra do médium mineiro, abrigando lembranças do período em que Chico permaneceu em sua cidade natal, onde viveu de 1910 a 1959.

A residência, reformada para abrigar o centro de referência, foi adquirida por Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte (MG), que, durante mais de duas décadas, manteve estreita amizade com o médium. Contendo uma suite fotográfica, uma exposição dos quase 447 livros psicografados por Chico e dos quase 190 livros já editados sobre a sua vida e obra, ela abriga também objetos pessoais, cartas, anotações e documentos de quando o médium ali residiu, de 1948 a 1959.

O quarto de dormir de Chico encontra-se tal qual era.

A reforma ampliou o espaço onde foram realizadas maravilhosas reuniões e recebidos pelo médium vários livros através da psicografia, transformando-o no auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, além da sala de passes Neném Aluotto.

Embora toda reformada, ampliada em alguns pontos para poder receber a visitação do público, o imóvel mantém as mesmas características originais, como era desejo do próprio Chico.


Evento

Representantes de várias entidades estiveram presentes à inauguração, entre eles Marta Antunes de Moura, diretora e representante da Federação Espírita Brasileira (FEB); Marlene Rossi Severino Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil; Weimar Muniz de Oliveira, presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás; Bady Raimundo Curi, presidente do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, e Ivanir Severino Silva, representante da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis, ambos de Belo Horizonte (MG); Célia Diniz, presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga; Jhon Harley Madureira Marques, presidente do Grupo Espírita Sheilla; e Cleiton Resende, presidente da Aliança Municipal Espírita; todos de Pedro Leopoldo (MG). Várias autoridades do Município também participaram da inauguração, como o vereador Osmar Costa, presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo.

Marta Antunes de Moura, diretora da FEB, abriu a reunião com uma prece de gratidão ao querido médium e, em seguida, falou como representante do presidente da FEB, Nestor João Masotti, expressando o carinho e a amizade dedicados ao estimado Chico Xavier. Geraldo Lemos Neto discorreu sobre o objetivo da iniciativa de manter sempre viva a memória sobre a vida e a obra do querido médium, considerado por todos como verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo, nas tarefas do Consolador que lhE revive hoje os ensinamentos do Cristianismo primitivo pela Doutrina dos Espíritos.

Cidália Xavier de Carvalho, irmã de Chico Xavier, residente em Pedro Leopoldo (MG), falou com muita beleza e saudade sobre o inestimável irmão e seus exemplos de renúncia e abnegação em favor do próximo, momento de especial emoção. Wanda Amorim Joviano, filha de Rômulo Joviano, chefe de Chico na Fazenda Modelo, discorreu sobre a organização do livro "Sementeira de Luz", lançado na mesma tarde, contendo mensagens ainda inéditas recebidas pelo Chico, do Espírito Neio Lúcio, nas reuniões do "Grupo Doméstico Arthur Joviano", realizadas no lar de seu pai, entre 1935 e 1949. Essas reuniões foram realizadas sempre às quartas-feiras, quando Arthur Joviano, seu avô paterno, desencarnado em 14 de dezembro de 1934, passou a se comunicar, identificando-se como sendo o espírito Cneius Lucius, personagem dos romances recebidos pelo querido amigo, como "50 Anos Depois" e "Renúncia". Essas mensagens permaneceram em seu poder, por recomendação do Chico, esclarecendo que somente deveriam ser publicadas oportunamente.

A reunião foi encerrada pela Dra. Marlene Nobre, com sentida e vibrante prece, agradecendo a Jesus pela presença do querido e estimado amigo, Chico Xavier, no plano físico como autêntico missionário de Jesus e legítimo continuador da obra de Allan Kardec. Um grupo de amigos finalizou a reunião com alguns números musicais.


"Sementeira de Luz"

Após a inauguração, Wanda Joviano autografou o livro "Sementeira de Luz", lançado pelo "Vinha de Luz – Serviço Editorial da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis", de Belo Horizonte (MG), e cujos direitos autorais foram cedidos à manutenção das atividades filantrópicas e educativas do "Lar Espírita André Luiz", de Petrópolis (RJ). Ele foi fundado em 3 de Janeiro de 1960, por Suzana Maia Mousinho, a pedido de Chico Xavier.


Visitação

"A Casa de Chico Xavier" está à disposição do público para visitas de terça a domingo, das 10:00 horas às 13:00 horas e das 15:00 horas às 19:00 horas. Aos domingos, às 18:00 horas, sempre será realizada uma reunião destinada ao estudo do Evangelho de Jesus sob a ótica da Doutrina Espírita, ou seja, o Culto do Evangelho no Lar, com entrada franca.

(Fonte: Informativo "Notícias do Movimento Espírita", por Ismael Gobbo).

Antes do berço

Antes do berço, na Espiritualidade, examinando suas próprias necessidades de aperfeiçoamento terá você pedido:

- a deficiência corpórea que induza à elevação de sentimentos;

- a enfermidade de longa duração, capaz de educar-lhe os impulsos;

- essa ou aquela lesão física que favoreça os exercícios de disciplina;

- determinada mutilação que lhe iniba o arrastamento à agressividade exagerada;

- o complexo psicológico que lhe renove as ideias;

- o lar amargo onde possa aprender quanto vale a afeição;

- o traço de prova que lhe impõe obstáculos no grupo social, a fim de esquecer enquistações de orgulho;

- o reencontro com os adversários do passado, então na forma de parentes difíceis, atendendo a resgate de antigos débitos;

- a impossibilidade temporária para a obtenção de um título acadêmico, de modo a frenar-se contra desmandos intelectuais;

- a internação passageira em ambiente de pauperismo, de maneira a desenvolver a própria habilitação no trabalho pessoal.

Aceite as dificuldades e desafios da existência, porque, na maioria das circunstãncias, são respostas da Providência Divina aos nossos anseios de reajuste e sublimação.

André Luiz
(Psicografia de Chico Xavier, do livro "Respostas da Vida", Ed. IDEAL).

terça-feira, 9 de março de 2010

Oração à Mulher

Missionária da vida,
Ampara o homem para que o homem te ampare.
Não te conspurques no prazer, nem te mergulhes no vício,
A felicidade na Terra depende de ti, como o fruto depende da árvore.
Mãe, sê o anjo do lar.
Esposa, auxilia sempre.
Companheira, acende o lume da esperança.
Irmã, sacrifica-te e ajuda.
Mestra, orienta o caminho.
Enfermeira, compadece-te.
Fonte sublime, se as feras do mal te poluírem as águas, imita a corrente cristalina que no serviço infatigável a todos, expulsa do próprio seio a lama que lhe atiram.
Por mais que te aflija a dificuldade, não te confies à tristeza ou ao desânimo,
Lembra os órfãos, os doentes, os velhos e os desvalidos da estrada que esperam por teus braços e sorri com serenidade para a luta.
Deixa que o trabalho tanja as cordas celestes do teu sentimento para que não falte a música da harmonia aos pedregosos trilhos da existência terrestre.
Teu coração é uma estrela encarcerada,
Não lhe apagues a luz para que o amor resplandeça sobre as trevas.
Eleva-te, elevando-nos.
Não te esqueças de que trazes nas mãos a chave da vida porque a chave da vida é a glória de Deus.

Meimei
(Psicografia de Chico Xavier, recebida via e-mail através do informativo "Notícias do Mivimento Espírita" compiladas por Ismael Gobbo, retirada do site http://espacoespiritual.wordpress.com/2008/03/13/oracao-a-mulher-pelo-espirito-de-meimei/ )