"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Judas Iscariotes I

Silêncio augusto cai sobre a Cidade Santa. A antiga capital da Judéia parece dormir o seu sono de muitos séculos. Além descansa Getsêmani, onde o Divino Mestre chorou numa longa noite de agonia, acolá está o Gólgota sagrado e em cada coisa silenciosa há um traço da Paixão que as épocas guardarão para sempre. E, em meio de todo o cenário, como um veio cristalino de lágrimas, passa o Jordão silencioso, como se as suas águas mudas, buscando o Mar Morto, quisessem esconder das coisas tumultuosas dos homens os segredos insondáveis do Nazareno.

Foi assim, numa destas noites que vi Jerusalém, vivendo a sua eternidade de maldições.

Os espíritos podem vibrar em contacto direto com a história. Buscando uma relação íntima com a cidade dos profetas, procurava observar o passado vivo dos Lugares Santos. Parece que as mãos iconoclastas de Tito por ali passaram como executoras de um decreto irrevogável. Por toda a parte ainda persiste um sopro de destruição e desgraça. Legiões de duendes, embuçados nas suas vestimentas antigas, percorrem as ruínas sagradas e no meio das fatalidades que pesam sobre o empório morto dos judeus, não ouvem os homens os gemidos da humanidade invisível.

Nas margens caladas do Jordão, não longe talvez do lugar sagrado, onde Precursor batizou Jesus Cristo, divisei um homem sentado sobre uma pedra. De sua expressão fisionômica irradiava-se uma simpatia cativante.

- Sabe quem é este? – murmurou alguém aos meus ouvidos. – Este é Judas.

- Judas?!...


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Notícias sobre o VI Congresso Espírita Mundial - Valência, Espanha

Para obter notícias e informações sobre o VI Congresso Espírita Mundial, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2010, na cidade de Valência, na Espanha, com o tema "Somos Espíritos Imortais", acesse o site http://www.congressoespirita.com.br/ .

Vale lembrar que entre os palestrantes estarão Divaldo Franco, Raul Teixeira e a escritora norte-americana Carol Bowman.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Morte Digna?
















Clique na imagem para ampliar.
(Recebido via e-mail de Eliana Haddad do Correio Fraterno, em Informativo Eletrônico "Notícias do Movimento Espírita", Ismael Gobbo).

Dica de Leitura - "O pensamento de Richard Simonetti" (Correio Fraterno)

Os Espíritos também torcem na Copa do Mundo?

Em época de Copa do Mundo em que só fala em futebol e no Mundial, aí vai a nossa dica de leitura aos queridos amigos e leitores do Blog que quiserem saber sobre este e outros assuntos, através do pensamento do respeitável escritor Richard Simonetti.


















(Clique na imagem para ampliar)

Nova minissérie da Globo com temática espírita

Mais uma produção com temática espírita chegará às telas de TV de todo o Brasil. Após o sucesso da novela “Escrito nas Estrelas”, de Elizabeth Jhin, a Rede Globo produzirá a minissérie “A Cura”, de João Emanuel Carneiro.

Com data de início ainda não divulgada, a minissérie será protagonizada por Selton Mello. Na produção, o ator dará vida a um médico “que se utiliza de poderes espirituais para ajudar na cura de seus pacientes”.

“A Cura” terá suas gravações iniciadas na segunda quinzena deste mês, em Diamantina/MG. A minissérie trará atores como Nívea Maria, Juca de Oliveira, Ana Rosa, Caco Ciocler, Ary Fontoura e Carmo Dalla Vecchia no elenco dirigido por Ricardo Waddington.

(Fonte: Informativo Eletrônico "Notícias do Mivimento Espírita", Ismael Gobbo).

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto Imagem

Palestrantes, expositores, divulgadores e Instituições e Centros Espíritas: conheçam o Projeto Imagem

O projeto é fantástico e vale a pena conhecermos.
Sobre conteúdo, criação e objetivo sugerimos aos queridos amigos e leitores a visita ao site: http://www.projetoimagem.com.br/

No entanto, valhamos da advertência de Orson Peter Carrara para preservamos ao máximo esse importante trabalho: "Deparei-me, entre surpreso e com certa dose de decepção, entre os e-mails diários, com a utilização indevida de cenas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Confia sempre

"Não percas a tua fé entre as sombras do mundo.
Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo.
Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência.
Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá.
De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.
Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite.
Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte.
Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia."

Chico Xavier

terça-feira, 8 de junho de 2010

Caibar Schutel


               "Cada médium deve cultivar o dom que possui e nunca ultrapassar os limites de sua faculdade. Não deve forçar nem apressar as comunicações, mas deixar que elas tenham o seu curso normal."

segunda-feira, 7 de junho de 2010

05 de Junho - Dia da Ecologia e Dia mundial do Meio Ambiente

Queridos amigos e leitores do Blog, comemoramos no dia 05 de junho o "Dia da Ecologia" e o "Dia Mundial do Meio Ambiente".

Sobre o assunto, lembremo-nos das orientações do Benfeitor Espiritual André Luiz:

"De alma agradecida e serena, abençoar a Natureza que o acalenta, protegendo, quanto possível, todos os seres e todas as coisas na região em