"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dica de Leitura - "Nosso Lar" (FEB)


          "Nosso Lar" - Nova edição da obra psicografada por Francisco Cândido Xavier. Nosso Lar é o nome da Colônia Espiritual que André Luiz nos apresenta neste primeiro livro de sua lavra. Em narrativa vibrante, o autor nos transmite suas observações e descobertas sobre a vida no Mundo Espiritual, atuando com um repórter que registra as suas próprias experiências. Revela-nos um mundo palpitante, pleno de vida e atividades, organizado de forma exemplar, onde Espíritos procedentes da Terra passam por estágio de recuperação e educação espiritual supervisionado por Espíritos Superiores. Nosso Lar não é o Céu; é mais um hospital, uma escola, uma zona de trânsito. Mas nos permite antever o Mundo Espiritual que nos aguarda, quando aban donarmos o corpo carnal pela morte física.

Depoimento de quem assistiu ao filme "Nosso Lar"

(Cena do filme "Nosso Lar": imagem criada em computador para simular a Colônia Espiritual)

Olá, Pessoal!

No último domingo – 29/08/10, na companhia de muitos amigos, tivemos a oportunidade de assitir a pré-estréia do filme NOSSO LAR.
QUE FILME MARAVILHOSO!!!!
Imagens belíssimas...
Uma trilha sonora maravilhosa...
Efeitos especiais fantásticos!
Se cada um tinha construído sua própria imagem do Aeróbus, das Câmaras de Retificação, do Umbral, da cidade de Nosso Lar e tantas outras coisas e lugares que estão no livro, agora essas imagens são comuns a todos! E tenho certeza de que muito próximo da realidade!
Circulam informações de que a Espiritualidade Amiga irá atuar beneficiando os presentes, em cada sessão em que esse filme for apresentado.
No domingo pudemos comprovar isso, emoção, alegria, vontade de servir, vontade de ser melhor, foram esses os sentimentos que envolveram a todos!!
Façamos o que nos for possível para que esse filme seja um sucesso de bilheteria, para que muitos outros, com temática espírita, possam vir!!
Para os produtores, distribuidores e cinemas o que Interessa é a bilheteria da primeira semana.
Usam esses dados para aferir se o filme foi ou não um sucesso e por quanto tempo ele ficará em cartaz.
Bezerra de Menezes – o filme, foi exibido em +/- 100 salas;
Chico Xavier em +/- 300 salas;
Nosso Lar estreará em +/- 400 salas.
Convidem os amigos e familiares e assistam na PRIMEIRA SEMANA!!!
O filme vai estrear no próximo dia 03/09/10 (sexta-feira).
As vezes pensamos em deixar para depois por “n” motivos, não faça isso, vá na primeira semana, vai valer a pena.
Um agradecimento especial a Cláudia Lopes do C.E.N.L. / C.A.L. que descobriu os contatos e conversou em primeiro lugar com as pessoas necessárias.
Graças ao seu trabalho e empenho pudemos ter duas pré-estréias!
Uma no sábado e outra no domingo, cada uma com mais de trezentas pessoas!

Um Grande Abraço,
Edson.

(Do Boletim Eletrônico "Notícias do Movimento Espírita", Ismael Gobbo)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Convenção Mundial no Umbral

A Reunião das Trevas...

O Chefe dos Espíritos das Trevas convocou uma Convenção Mundial de obsessores.

Em seu discurso de abertura, ele disse:

"Não podemos impedir os cristãos de irem aos seus templos.

"Não podemos impedi-los de ler os livros e conhecerem a verdade.

"Nem mesmo podemos impedi-los de formar um relacionamento íntimo com os Espíritos Elevados e Jesus.

"E, uma vez que eles ganham essa conexão com os Espíritos Elevados e Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado.

"Então vamos deixá-los ir para seus Centros Espíritas e suas igrejas, vamos deixá-los com os almoços e jantares que neles organizam, MAS, vamos roubar-lhes o TEMPO que têm, de maneira que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento elevado.

"O que quero que vocês façam é o seguinte"- disse o obsessor-chefe:

"Distraia-os a ponto de que não consigam aproximar-se de Jesus e dos espíritos superiores.

- Como vamos fazer isto? Gritaram os seus asseclas.

Respondeu-lhes:

"Mantenham-nos ocupados nas coisas não essenciais da vida, e inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes.

"Tentem-nos a gastarem, gastarem, gastarem, e tomar emprestado, tomar emprestado...

"Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem de 6 à 7 dias por semana, durante 10 à 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios.

"Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos.

"À medida que suas famílias forem se fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho.

"Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranquila que orienta seus espíritos.

"Encham as mesinhas de centro de todos os lugares com revistas e jornais.

"Bombardeiem as suas mentes com noticias, 24 horas por dia.

"Invadam os momentos em que estão dirigindo, fazendo-os prestar atenção a cartazes chamativos.

"Inundem as caixas de correio deles com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços, e falsas esperanças.

"Mantenham lindas e delgadas modelos nas revistas e na TV, para que os maridos acreditem que a beleza externa é o que é importante, e eles se tornarão mal satisfeitos com suas próprias esposas...

"Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem seus maridos. Se elas não dão a seus maridos o amor que eles necessitam, eles então começarão a procurá-lo em outro lugar e isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias mais rapidamente.

"Dê-lhes Papai Noel, para que esqueçam da necessidade de ensinarem aos seus filhos, o significado real do Natal.

"Dê-lhes o Coelho da Páscoa, para que eles não falem sobre a ressurreição de Jesus, e a Sua mensagem sobre o pecado e a morte.

"Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos!.

"Mantenha-os de tal modo ocupados que nem pensem em andar ou ficar na natureza, para refletirem na criação de Deus. Ao invés disso, mande-os para Parques de Diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro banais, apresentações artísticas mundanas e à TV entorpecedora.

"Mantenha-os ocupados, ocupados.

"E, quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolva-os em mexericos e conversas sem importância, principalmente fofocas, para que, ao saírem, o façam com as consciências comprometidas.

"Encham as vidas de todos eles com tantas causas supostamente importantes a serem defendidas que não tenham nenhum tempo para buscarem a espiritualidade e Jesus.

"Muito em breve, eles estarão buscando, em suas próprias forças, as soluções para seus problemas e causas que defendem, sacrificando sua saúde e suas famílias pelo bem da causa.

-"Isto vai funcionar!! Vai funcionar !!"

Os espíritos trevosos ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe, fazendo com que os cristãos, em todo o mundo, ficassem mais ocupados e mais apressados, indo daqui para ali e vice-versa, tendo pouco tempo para Deus e para suas famílias.

Não tendo nenhum tempo para contar a outros sobre a sublimidade e o poder do Evangelho de Jesus para transformar suas vidas.

(Recebido via e-mail)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A pedra

O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drumond a poetizou.
Já David, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio bem e crescimento.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Marilyn Monroe e o suicídio

A revista "Reformador" de julho de 1966, páginas 147-148, na matéria intitulada "Entrevista com o Além", narra o emocionante encontro de Irmão X (Humberto de Campos) com Marilyn Monroe, onde o Espírito Marilyn Monroe relata uma pouco sobre sua "morte".

O cenário do referido encontro é o tranqüilo Memorial Park Cemetery em Hollywood, e a comunicação foi recebida por Chico Xavier na noite de 29/04/1966, em Los Angeles, ao tempo em que andou pelos Estados Unidos, em companhia de Waldo Vieira.

Irmão X caminhava com alguns amigos pelo local, quando descobriu o túmulo da atriz que, aliás, encontrava-se ali mesmo, a uns poucos passos, ainda evidentemente enferma, repousando no colo de uma senhora. Um dos amigos presentes, fez as apresentações de praxe. Veja abaixo a narrativa do próprio Espírito Irmão X:

"Caminhávamos, alguns amigos, admirando a paisagem do Wilshire Boulevard, em Hollywood, quando fizemos parada, ante a serenidade do “Memoriam Park Cemetery”, entre o nosso caminho e os jardins de Glendon Avenue.

A formosa mansão dos mortos mostrava grande movimentação de Espíritos libertos da experiência física, e entramos.

Tudo, no interior, tranqüilidade e alegria.

Os túmulos simples pareciam monumentos erguidos à paz, induzindo à oração.

Entre as árvores que a primavera pintara de verde novo, numerosas entidades iam e vinham, muitas delas escoradas umas nas outras, à feição de convalescentes, sustentadas por enfermeiros em pátio de hospital agradável e extenso.

Numa esquina que se alteava com o terreno, duas laranjeiras ornamentais guardavam o acesso para o interior de pequena construção que hospeva as cinzas de muitas personalidades que demandaram o Além, sob o apreço do mundo. A um canto, li a inscrição: “Marilyn Monroe – 1926-1962.” Surpreendido, perguntei a Clinton, um dos amigos que nos acompanhavam:

- Estão aqui os restos de Marilyn, a estrela do cinema, cuja história chegou até mesmo ao conhecimento de nós outros, os desencarnados de longo tempo no Mundo Espiritual?

- Sim – respondeu ele, e acentuou com expressão significativa - não se detenha, porém, a tatear-lhe a legenda mortuária...Ela está viva e você pode encontrá-la, aqui e agora...

- Como?

Aproxima-se o VI Congresso Espírita Mundial - Valência, Espanha


O presidente da FEB – Federação Espírita Brasileira e Secretário Geral do Conselho Espírita Internacional Nestor João Masotti, e, Antonio César Perri de Carvalho, diretor das mesmas organizações, depois de participarem em Nova York da homenagem a Chico Xavier, no último dia 6 de agosto, seguiram para Valência, na Espanha, a convite da Comissão Local, a fim de tratarem dos últimos detalhes do importante evento. As informações de César Perri são de que o número de inscrições tem crescido significativamente nos últimos dias. Abaixo colocamos a programação do Congresso destacando a presença da pesquisadora americana Carol Bowman que estará lançando livro pelo CEI, sobre pesquisas de reencarnação em crianças; comemoração do centenário de Chico Xavier; apresentações de DVDs dos filmes “Chico Xavier” e “Nosso Lar”, diversos lançamentos de livros do CEI em vários idiomas e realização simultânea da 1ª. Feira do Livro Espírita da Espanha.


PROGRAMAÇÃO

Dia 10 de Outubro de 2010:

09h00 – 11h30: Formalização e retirada de credenciais. Foro Centro de Valencia
11h30-13h30: Inauguração e Abertura.
Conferência: Somos Espíritos Imortais. Divaldo Pereira Franco
13h30-15h30: Intervalo
15h30-16h15: O que é Deus? Charles Kempf
16h15-17h00: Comprovações da Existência e da Imortalidade do Espírito. Juan Miguel Fernández
17h00-17h30: Intervalo
17h30-18h15: Evidências Cientificas da Reencarnação. Carol Bowman
18h15-19h00: A Construção da Paz à luz da Imortalidade do Espírito. Jorge Berrio
19h00-20h30: Exibição do Filme: Nosso Lar

Dia 11 de Outubro de 2010:
09h30-10h15: Médiuns e Mediunidade. Sergio Felipe de Oliveira
10h15-11h00: Lei de Causa e Efeito, Segundo o Espiritismo. Alfredo Tabueña
11h00 – 11h45: Espiritismo: Fonte de Esclarecimento e Consolo Espiritual. Fabio Villarraga
11h45-12h15: Intervalo
12h15-13h00: A Caridade na Visão Espírita. Maria de La Gracia Ender
13h00 – 13h45: Allan Kardec – Fundamentos da Filosofia Espírita. Vanessa Anseloni
13h45-15h30: Intervalo
15h30-16h15: As Leis Morais. Jean Paul Evrard
Centenário de Chico Xavier
16h15-17h00: Contribuições de sua Obra Psicográfica. Exemplo de vida. Marlene Nobre
17h00-17h15: Intervalo
17h15-18h30: Contribuições de sua Obra Psicográfica. Impacto da obra no mundo. Cesar Perri
18h30-20h00: Exibição do Filme: Chico Xavier (a confirmar)

Dia 12 de Outubro de 2010:
10h00-10h45: Educação do Espírito. Carlos R. Campetti
10h45-11h30: Ecologia e Espiritismo. Edwin Bravo
11h30-12h00: Intervalo
12h00-14h00: Cerimônia de Clausura. Palestra: Uma Nova Era para a Humanidade. José Raul Teixeira


Espíritas de todo mundo reúnem-se na Espanha para a celebração do 6º Congresso Espírita Mundial

Centenas de pessoas provindas dos cinco continentes participarão entre 10 a 12 de outubro do 6º Congresso Espírita Mundial organizado pelo conselho Espírita Internacional e coordenado pela Federação Espírita Espanhola sob o tema: “Somos Espíritos Imortais”. Ao longo desses três dias se pronunciarão destacadas personalidades com domínio da cultura, da arte, da medicina, da ciência, da filosofia e da sociedade, que por sua vez são espíritas, oferecendo uma visão de esperança e felicidade para o futuro do ser humano, revelando nossa verdadeira natureza, a espiritual.

Estes congressos vêm sendo realizados a cada três anos e alternadamente nos continentes europeu e americano. Outros países que realizaram anteriormente este tipo de evento foram: Brasil, Portugal, Guatemala, França, Colômbia e o próximo será a Espanha.

O primeiro Congresso Espírita Internacional ocorreu de 8 a 13 de setembro de 1888 na cidade de Barcelona, na Espanha, e foi o ultimo antes da guerra civil em 1934. Nos anos seguintes, com a privação de liberdade, devido às ditaduras, o movimento espírita foi proibido e perseguido. Uma vez instaurada a democracia na Espanha ressurgiu, com a criação da Federação Espírita Espanhola e do Conselho Espírita Internacional, no ano de 1992, um novo Congresso Espírita Internacional na capital espanhola.

A importância dessa doutrina científico-filosófica de conseqüências morais na Espanha foi tamanha que a primeira legislação das Cortes Constituintes da República Espanhola, em 1873, apresentou uma proposta de lei para que o espiritismo fosse incluído como uma matéria a mais do ensino público. Porém, o deputado Jose Navarrete, não teve oportunidade de defender a proposta devido a um golpe de estado feito pelo exército.

A participação neste 6º Congresso Espírita Mundial não se restringe unicamente às pessoas e sociedades espíritas, dado ao caráter universal do espiritismo. Podem participar todas as pessoas que estejam interessadas em conhecê-lo.


Congressos Mundiais Anteriores:

1° Congresso Espírita Mundial – Brasilia 1995
1 a 5 de outubro de 1995, Brasília (DF) – Brasil

2º Congresso Espírita Mundial – Lisboa 1998
30 de setembro a 3 de outubro de 1998, Lisboa – Portugal

3º Congresso Espírita Mundial – Ciudad de Guatemala 2001
1 a 4 de outubro de 2001, Ciudad de Guatemala – Guatemala

4º Congresso Espírita Mundial – Paris 2004
2 a 5 de outubro de 2004, Paris – França

5º Congresso Espírita Mundial –Cartagena 2007
10 a 13 de outubro de 2007, Cartagena – Colombia

Inscrições poderão ser feitas online: www.2010.kardec.es  ou entrando em contato com a Secretaria Técnica do Congresso: Hispania Viajes S.A, email: jhuete@viajeshispania.es , www.benidormreservas.es

"O conquistador diferente"

“Os conquistadores aparecem no mundo, desde as recuadas eras da selvageria primitiva. E, há muitos séculos, postados em soberbos carros de triunfo, exibem troféus sangrentos e abafam, com aplausos ruidosos, o cortejo de misérias e lágrimas que deixam á distância. Sorridentes e felizes, aceitam as ovações do povo e distribuem graças e honrarias, cobertos de insígnias e incensados pelas frases lisonjeiras da multidão. Vasta fileira de escritores congrega-se-lhes em torno, exaltando-lhes as vitórias no campo de batalha. Poemas épicos e biografias romanceadas surgem no caminho, glorificando-lhes a personalidade que se eleva, perante os homens falíveis, à dourada galeria dos semideuses.

Todavia, mais longe, na paisagem escura, onde choram os vencidos, permanecem as sementeiras de dor que aguardarão os improvisados heróis na passagem implacável do tempo. Muitas vezes, contudo, não chegam a conduzir para o túmulo as medalhas que lhes brilham no peito dominador, porque a própria vida humana se incumbe de esclarecê-los, através das sombras da derrota, dos espinhos da enfermidade e das amargas lições da morte.

Dario, filho de Histaspes, rei dos persas, após fixar o poderio dos seus exércitos, impôs terríveis sofrimentos à Índia, à Trácia e à Macedônia, conhecendo, em seguida, a amargura e a derrota, à frente dos gregos.

Alexandre Magno, por tantos motivos admirado na história do mundo, titulou-se generalíssimo dos helenos, em plena mocidade e, numa série de movimentos militares que o celebrizaram para sempre, infligiu inomináveis padecimentos aos lares gregos, egípcios e persas; todavia, apesar das glórias bélicas com que desafiava cidades e guerreiros, fazendo-se acompanhar de incêndios e morticínios, rendeu-se à doença que lhe imobilizou os ossos em Babilônia.

Aníbal, o grande chefe cartaginês, espalhou o terror e a humilhação entre os romanos, em sucessivas ações heróicas que lhe imortalizaram o nome, na crônica militar do Planeta; contudo, em seguida à bajulação dos aduladores e à falsa concepção de poder, foi vencido por Cipião, transformando-se num foragido sem esperança, suicidando-se, por fim, num terrível complexo de vaidade e loucura.

Júlio César, o famoso general que pretendia descender de Vênus e de Anquises, constitui um dos maiores expoentes do engenho humano; submeteu a Gália e desbaratou os adversários em combates brilhantes, governando Roma, na qualidade de magnífico triunfador; no entanto, quando mais se lhe dilatava a ambição, o punhal de Bruto, seu protegido e comensal, assassinou-o, sem comiseração, em pleno Senado.

Napoleão Bonaparte, o imperador dos franceses, depois de exercer no mundo uma influência de que raros homens puderam dispor na Terra, morre, melancolicamente, numa ilha apagada, ao longo da vastidão do mar.

Ainda hoje, os conquistadores modernos, depois dos aplausos de milhões de vozes, após a dominação em que se fazem sentir, magnânimos para os seus amigos e cruéis para os adversários, espalhando condecorações e sentenças condenatórias, caem ruidosamente dos pedestais de barro, convertendo-se em malfeitores comuns, a serem julgados pelas mesmas vozes que lhes cantavam louvores na véspera.

Todos eles, dominadores e tiranos, passam no mundo, entre as púrpuras do poder, a caminho dos mistérios do sofrimento e dos desencantos da morte. Em verdade, sempre deixam algum bem no campo das relações humanas, pelas novas estradas abertas e pelas utilidades da civilização, cujo aparecimento aceleram; todavia, o progresso amaldiçoa-lhes a personalidade, porque as lágrimas das mães, os soluços dos lares desertos, as aflições da orfandade, a destruição dos campos e o horror da natureza ultrajada, acompanham-nos, por toda parte, destacando-os com execráveis sinais.

Um só conquistador houve no mundo, diferente de todos pela singularidade de sua missão entre as criaturas. Não possuía legiões armadas, nem poderes políticos, nem mantos de gala. Nunca expediu ordens a soldados, nem traçou programas de dominação. Jamais humilhou e feriu. Cercou-se de cooperadores aos quais chamou 'amigos'. Dignificou a vida familiar, recolheu crianças desamparadas, libertou os oprimidos, consolou os tristes e sofredores, curou cegos e paralíticos. E, por fim, em compensação aos seus trabalhos, levados a efeito com humildade e amor, aceitou acusações para que ninguém as sofresse, submeteu-se à prisão para que outros não experimentassem a angústia do cárcere, conheceu o abandono dos que amava, separou-se dos seus, recebeu, sem revolta, ironias e bofetadas, carregou a cruz em que foi imolado e sua morte passou por ser a de um ladrão.

Mas, desde a última vitória no madeiro, tecida em perdão e misericórdia, consolidou o seu infinito poder sobre as almas e, desde esse dia, Jesus-Cristo, o conquistador diferente, começou a estender o seu divino império no mundo, prosseguindo no serviço sublime da edificação espiritual, no Oriente e no Ocidente, no Norte e no Sul, nas mais variadas regiões do Planeta, erguendo uma Terra aperfeiçoada e feliz, que continua a ser construída, em bases de amor e concórdia, fraternidade e justiça, acima da sombria animalidade do egoísmo e das ruínas geladas da morte.”

Irmão X (psicografia de Chico Xavier)

Filme "Nosso Lar"












(Clique na imagem para ampliar)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dica de Leitura - Revista Saúde da Alma

A AME-Brasil está lançando a revista Saúde da Alma. Essa edição de lançamento destaca: Evidências da neurociência cognitiva provam a tese de Calderaro proposta no livro No Mundo Maior.

A publicação é online e lida pela internet. Terá uma periodicidade trimestral e será adquirida através de assinatura anual (4 edições), a partir de outubro de 2010.

Essa edição de lançamento (agosto/setembro) tem acesso livre. Para ler a revista clique em : http://pt.calameo.com/read/0001436975f271feb4026

20 Filmes com conteúdo espírita

1 - O Pássaro Azul - Filme Completo - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/172

2 - Em Nome de Deus - Filme Completo - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/171

3- O Último Espírito - Filme Completo - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/

4 - Chico Xavier - Brilha Uma Luz no Horizonte - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/169

5- Ressurreição - RARIDADE! - INÉDITO! - (Filme)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/168

6 - Perda de Pessoas Amadas - Palestra de Nazareno Feitosa - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/167

7 - Bezerra de Menezes: O Apóstolo da Caridade - Palestra Nazareno Feitosa - (Vídeo) http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/166  

8 - Jacob Melo - Passe: O Magnetismo Espírita - Teoria e Prática - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/165

9 - Frederico Menezes - A Transição do Planeta Após 150 Anos - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/164

10 - Reencarnação - A Lógica Reencarnacionista - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/162

11- Os Espíritos e os Efeitos Físicos - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/161

12 - A Influência Espiritual - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/160  

13 - A Atitude Mental - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/159  

14 - Perturbação Espiritual - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/158  

15 - Sobre a Morte e o Morrer - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/156

16 - Quando os Anjos Falam - (Filme Completo) - IMPERDÍVEL!!!
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/153  

17 - A Corrente do Bem - (Filme Completo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/151

18 - Dr. Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito - (Filme Completo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/150

19 - Chico Xavier - 1977 - 50 Anos de Mediunidade - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/149

20 - Divaldo P. Franco - Evangelho e Vida - O Poder da Oração - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/148

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Desgosto da vida. Suicídio.

"Lindolfo, atado a ciúme, suicidou-se por Joaninha, mas voltou (reencarnou) de corpo inerte; quer andar mas não caminha."


     Donde nasce o desgosto da vida que, sem motivos plausíveis, apodera-se de certos indivíduos?
     "Efeito da ociosidade, da falta de fé e, também, da sociedade.
     Para aquele que usa de suas faculdades com fim útil e de acordo com as suas aptidões naturais, o trabalho nada tem de árido e a vida se escoa mais rapidamente. Ele lhe suporta as vicissitudes com tanto mais paciência e resignação, quanto obra com o fito da felicidade mais sólida e mais durável que o espera."

     Tem o homem o direito de dispor da sua própria vida?
     "Não; só a Deus assiste esse direito."

     Quais, em geral, com relação ao estado do Espírito, são as consequências do suicídio?
     "Muito diversas são as consequências do suicídio. Não há penas determinadas e, em todos os casos, correspondem sempre às causas que o produziram. Há, porém, uma consequência a que o suicida não pode escapar: é o desapontamento. Mas, a sorte não é a mesma para todos; depende das circunstâncias. Alguns expiam a falta imediatamente, outros em nova existência, que será pior do que aquela cujo curso interromperam."

Quando a ideia de suicídio, porventura, te assomar à cabeça, reflete, antes de tudo, na infinita Bondade de Deus, que te instalou na residência planetária, solidamente estruturada, a fim de sustentar-te a segurança no Espaço Cósmico.
Em seguida, ora, pedindo socorro aos Mensageiros da Providência Divina.

(Extraído dos livros "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, e "Pronto Socorro", de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier).

Dia dos Pais

"E vós, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor."
(Efésios, C. 6, v. 4).

Assumir compromissos na paternidade constitui engrandecimento do Espírito, sempre que o homem e a mulher lhes compreendam o caráter divino.

Infelizmente, o Planeta ainda apresenta enorme porcentagem de criaturas mal-avisadas relativamente a esses sublimes atributos.

Grande número de homens e mulheres procura prazeres envenenados nesse particular. Os que se localizam, contudo, na perseguição à fantasia ruinosa, vivem ainda longe das verdadeiras noções de humanidade e devem ser colocados à margem de qualquer consideração.

Urge reconhecer, aliás, que o Evangelho não fala aos embriões da espiritualidade, mas às inteligências e corações que já se mostram suscetíveis de receber-lhe o concurso.

Os pais do mundo, admitidos às assembléias de Jesus, precisam compreender a complexidade e grandeza do trabalho que lhes assiste. É natural que se interessem pelo mundo, pelos acontecimentos vulgares, todavia, é imprescindível não perder de vista que o lar é o mundo essencial, onde se deve atender aos desígnios divinos, no tocante aos serviços mais importantes que lhes foram conferidos, os filhos são as obras preciosas que o Senhor lhes confia às mãos, solicitando-lhes cooperação amorosa e eficiente.

Receber encargos desse teor é alcançar nobres títulos de confiança. Por isso, criar os filhos e aperfeiçoá-los não é serviço tão fácil.

A maioria dos pais humanos vivem desviados através de vários modos, seja nos excessos de ternura ou na demasia de exigências, mas à luz do Evangelho caminharão todos no rumo da era nova, compreendendo que, se para ser pai ou mãe são necessários profundos dotes de amor, à frente dessas qualidades deve brilhar o divino dom do equilíbrio.

Emmanuel

(Psicografia de Chico Xavier, do livro "Vinha de luz", FEB).

Ainda sobre o Censo 2010

Recebemos vários emails sobre o assunto, com consultas ao IBGE anexadas, relação de opções religiosas, etc... O Instituto colocou ESPIRITAS no código 610 que comporta sub grupos com várias seitas tidas como Espíritas, todas naquele código. Embora não seja o ideal, afinal, quem fez a classificação foi o IBGE, pelo menos se nos definirmos como ESPIRITAS KARDECISTAS saberemos em meio às tantas outras qual é o número de ESPÍRITAS como entendemos e nos definimos sob a ótica da Doutrina Espírita, codificada pelo célebre mestre lionês, Allan Kardec.
Se não adotarmos essa postura, na tabulação do IBGE, com certeza, iremos ter um número de ESPÍRITAS KARDECISTAS, como o IBGE define, muito aquém do número real, pois quem não se dizer ESPÍRITA KARDECISTA, dizendo-se apenas ESPÍRITA- genérico- cai no sem opção. Na minha maneira de ver corretas as posições  pela FEB, pelo Bonilha e alguns outros no mesmo sentido. Não temos motivos para enxergar anormalidade por nos definirmos como ESPIRITAS KARDECISTAS porquanto não estamos infirmando a nossa condição real de ESPÍRITAS e não foram os ESPÍRITAS os criadores do impasse. A opção sugerida –ESPÍRITA KARDECISTA- é para não haver grande distorção de resultados que serão refletidos nos próximos dez anos.

Ismael Gobbo
__________________________________________
Temos recebido de companheiros emails no sentido de que devamos perante os recenseadores do IBGE, quando perguntados sobre religião, respondermos a opção espírita. Argumentam que é de nossa responsabilidade pugnar para que a nossa religião seja conhecida pelo nome correto; que estamos querendo ser computados pelo IBGE a qualquer custo; etc.


Respeitamos o posicionamento e da mesmo forma como eles gostaríamos que o adjetivo “espírita”, de origem francesa, criado pelo célebre Allan Kardec, fosse também pelo IBGE consagrado como o que define apenas os seguidores da Doutrina Espírita, codificada pelo inesquecível mestre de Lyon.

Acontece que o órgão não entendeu assim e acabou utilizando a expressão espírita para designar uma série de seitas religiosas e também traz a opção espírita (genérica) todas elas no código 610.

Na nossa maneira de ver precisamos urgentemente, e a partir de agora, trabalhar junto àquele órgão no sentido de que, de futuro, e se assim for possível, utilizar a denominação ESPÍRITA apenas para os que seguem Kardec.

O caminho não será fácil mas a reclamação é legitima.

Todavia como o CENSO está na rua não podemos ficar de braços cruzados. Afinal durante dez anos vão prevalecer os dados tabulados pelo IBGE.

O presidente da FEB em nota oficial sugeriu que ante a situação adotemos como resposta aos recenseadores - Espíritas Kardecistas. E várias entidades e órgãos espíritas, acertadamente na nossa maneira de ver, estão sugerindo a mesma coisa.

O por quê dessa orientação?

Simplesmente porque se eu responder “espírita”, ao representante do IBGE, ele me adicionará ao “espírita” código 610 genérico, ou seja, sem definição, pois todo aquele que optar por espirita, simplesmente irá para essa vala comum.

Acontece que também tem a opção especifica “Espírita Kardecista”, também no código 610.

Moral de história: se ao invés de nos dizer “Espírita Kardecista” relutarmos no “espírita” o percentual de espíritas seguidores de Kardec, perante o IBGE e o mundo, poderá ser muitíssimo aquém do real e o de espirita – genérico-, sem definição, será muito maior.

E o que vai prevalecer é a estatística do IBGE, queiramos ou não.

Então, achamos que não há qualquer erro de nossa parte em nos ajustarmos mesmo que a contragosto à realidade que, ao menos de momento, é imutável.

A espiritualidade tem noção perfeita de que se trata apenas de um ajuste à legislação humana, que precisamos buscar alteração. Não enxergamos motivo algum para peso de consciência já que não estamos negando e nem traindo os nossos ideais de ESPIRITAS.

Muito pior será, por motivos ideológicos, não sermos contados devidamente e amargarmos um resultado que nada tem a ver com a grandeza do movimento espírita. Ai sim, a espiritualidade poderá nos questionar: o que vocês estão fazendo? Que providencia estão tomando para enfrentar a situação?

Vamos, pois, amigos, divulgar e explicar por todos os meios que precisamos optar pela expressão “Espírita Kardecista”, uma opção criada pelo IBGE que os ESPÍRITAS por principio não aceitam e vão lutar para que em futuro censo tal anomalia seja corrigida.

Repisamos o que dissemos no começo: As entidades devem empunhar a bandeira para que, de futuro, a expressão ESPÍRITA designe apenas os seguidores da doutrina codificada por Allan Kardec. E isso precisa entrar em pauta agora, com relevância, congregando os esforços de todas as entidades representativas do movimento espírita, de parlamentares espíritas e da comunidade espírita. ( Ismael Gobbo )

domingo, 8 de agosto de 2010

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Censo 2010 - Últimas recomendações aos Espíritas

Anteriormente foi enviado e-mail aos membros da Rede com informações de Nestor Mazotti, Presidente da FEB, intruções quanto ao CENSO 2010, recebemos novo e-mail, sendo que este que encaminho substitui o anterior.

Recomendação aos Espíritas
Censo Demográfico 2010 - Informações:

Aos pesquisadores do IBGE, poderão ser respondidas as alternativas ligadas ao código 610, todas relacionadas a uma mesma opção: Espírita.

A exemplo, poderão ser respondidas as opções: Espírita, Allan Kardec, Cardecismo, Cardecista, Kardecismo, Kardecista, Centro Espírita, Doutrina Espírita, Federação Espírita Brasileira e Espiritismo, entre outras, como estão relacionadas no documento do IBGE.

Facilite ao recenseador, lembre a ele o Código 610 e você estará se declarando ESPÍRITA. Esta recomndação é dada pelo Diretor de Comunicação Social da FEB, analisada a orientação do IBGE PARA O CENSO 2010.

Abraço fraterno a todos.

JAL Balieiro
USE SP

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Urgente - Kardecista ou Espírita? Censo 2010















(Clique para ampliar)





Como já é de conhecimento de muitos, a partir do dia 2 de agosto o IBGE iniciará o CENSO 2010. Nesta atividade, todas as residências do território brasileiro serão visitadas por um agente do IBGE que aplicará um dos seguintes questionários:

Básico: Um questionário curto e rápido.

Amostra: Um questionário bem maior, que durará em torno de 50 minutos sua aplicação.

Neste último constará uma pergunta, cuja resposta é de fundamental importância para nós Espíritas. A pergunta é: Qual a sua religião?

Claro, que muitos de nós responderemos: ESPIRITA.

Infelizmente, se respondermos assim, seremos cadastrados como SEM OPÇÃO RELIGIOSA.

É que para o IBGE, o termo ESPIRITISMO é considerado genérico, ou seja, pode se referir a toda religião, culto ou seita que envolva questões do campo da mediunidade. Nós sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda, por exemplo, se consideram Espíritas umbandistas e o mesmo equivoco ocorre com outras denominações como espírita esotérico, espírita de mesa, etc. O fato é que ao invés de respondermos ESPÍRITAS, temos que responder KARDECISTAS, pois é esta a denominação dada pelo IBGE ao que para nós é simplesmente ESPÍRITA. O mesmo acontece com aqueles que responderem CATÓLICO ou EVANGÉLICO, os quais, para o IBGE, também são considerados termos genéricos e serão cadastrados como “Sem opção religiosa”.

Quem estuda a Doutrina Espírita reconhece o equívoco do IBGE, que na intenção de diferenciar determinadas práticas e jeitos de pensar, adotou termos mais específicos, para eles, como kardecista.
CUIDADO: Ao responder o questionamento do recenseador não digam ESPÍRITA e esperem o recenseador perguntar mais detalhes, pois ele não perguntará. A pergunta é direta e a resposta deverá ser uma só.

O problema nisso tudo é que esta visão do IBGE ao cadastrar tais informações trás grandes possibilidades de obter dados que não condizem com a nossa realidade. Neste caso é importante que digamos que somos “kardecistas”, mas algo deve ser feito perante essa situação, alguma mobilização, não que os termos venham a ser corrigidos desde já, pois não há tempo para isso, mas para que daqui a 10 anos, nos próximos Censos o mesmo equívoco não continue.

domingo, 1 de agosto de 2010

Oração nossa do nosso cotidiano

Senhor,
Hoje pela manhã minha cama estava quentinha e eu não queria acordar.
Não queria levantar, queria ficar ali, sem ter que me preocupar com nada...
Mas, daí me lembrei de que eu não deveria ficar, pois existem milhões de pessoas que, sem ter o que comer e sem ter o que vestir, queriam estar no meu lugar, acordar e ter um trabalho, ter pra onde ir sem ficar vagando no desespero.
Hoje, Senhor, agradeço pela noite maravilhosa, pelo cobertor que me aqueceu, pelo meu alimento, por mais um dia de trabalho. E, principalmente, por mais um dia de vida.
Abençoa, Senhor, os meus amigos e inimigos, porque eles também precisam de Ti.
Abençoa, Senhor, o meu amigo que está lendo esta mensagem agora.