"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oração a Bezerra de Menezes

Nós te rogamos, Pai de infinita bondade e justiça, as graças de Jesus Cristo, através de Bezerra de Menezes e suas legiões de companheiros. Que eles nos assistam, Senhor, consolando os aflitos, curando aqueles que se tornem merecedores, confortando aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar, esclarecendo aos que desejarem conhecer a verdade e assistindo a todos quantos apelem ao Teu infinito amor.
Jesus, Divino portador da graça da verdade, estende tuas mãos dadivosas em socorro daqueles que Te reconhecem o despenseiro fiel e prudente; fase-o, Divino modelo, através de Tuas legiões consoladoras, de Teus Santos Espíritos, a fim de que a fé se eleve, a esperança aumente, a bondade se expanda e o amor triunfe sobre todas as coisas.
Bezerra de Menezes, Apóstolo do bem e da paz, amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem, sejam males físicos ou espirituais. Santos Espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as graças e as curas sobre a humanidade sofredora, afim de que as criaturas se tornem amigas da paz e do conhecimento, da harmonia e do perdão, semeando pelo mundo os Divinos exemplos de Jesus Cristo. Assim seja!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

No dia 09 de outubro de 1861, ocorria em Barcelona a queima de 300 livros espíritas, ato que ficou conhecido como o "Auto de Fé de Barcelona"

(Gravura da época representando a queima dos livros espíritas
que ficou conhecida como o "Auto-de-fé de Barcelona")

O Auto de Fé de Barcelona foi a queima, em praça pública, na cidade de Barcelona, na Espanha, na data de 09 de outubro de 1861, de 300 exemplares espíritas que Allan Kardec havia remetido ao livreiro Mauricio Lachâtre.

A expressão "Auto de Fé de Barcelona" foi notabilizada por Kardec para se referir ao ato da queima dos livros e foi utilizada pela primeira vez no subtítulo do artigo "O resto da Idade Média", publicado na "Revue Spirite" (Revista Espírita), daquele ano de 1861.

Quem nos narra os acontecimentos é o próprio Kardec, em dois relatos no livro "Obras Póstumas", 2ª parte, sendo um do dia 21 de setembro de 1861 e o outro do dia 09 de outubro do mesmo ano, ou seja, do dia do ocorrido:

"21 de setembro de 1861,
(Em minha casa; médium: Sr. d'A...)

          A pedido do Sr. Lachâtre, então residente em Barcelona, eu lhe enviara certa quantidade de "O Livro dos Espíritos", de "O Livro dos Médiuns", das coleções da "Revista Espírita", além de diversas obras e brochuras espíritas, perfazendo um total de cerca de 300 volumes. A expedição da encomenda fora regularmente feita pelo seu correspondente em Paris, num caixão que continha outras mercadorias e sem a menor infração da legalidade. À chegada dos livros, fizeram que o destinatário pagasse os direitos de entrada, mas, antes de os entregarem, houve que ser entregue uma relação das obras ao bispo, pois, naquele país, a polícia de livraria competia à autoridade eclesiástica. O bispo se achava então em Madri. Ao regressar, tomando conhecimento da relação dos livros, ordenou que eles fossem apreendidos e queimados em praça pública pela mão do carrasco. A execução da sentença foi marcada para 9 de outubro de 1861.           Se se houvesse tentado introduzir aquelas obras como contrabando, a autoridade espanhola teria o direito de dispor delas à sua vontade; mas, desde que absolutamente não havia fraude, nem surpresa, como o provava o pagamento espontâneo dos direitos, fora de rigorosa justiça que se ordenasse a reexportação dos volumes, uma vez que não convinha se lhes admitisse a entrada. Ficaram, porém, sem resultado as reclamações apresentadas por intermédio do Cônsul francês em Barcelona. O Sr. Lachâtre me perguntou se valeria a pena recorrer à autoridade superior. Opinei por que se deixasse consumar o ato arbitrário; entendi, porém, acertado ouvir a opinião do meu guia espiritual.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os laços de família fortalecidos pela reencarnação e quebrados pela unicidade da existência

          "Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem para seu futuro de além-túmulo: primeira, o nada, de acordo com a doutrina materialista; segunda, a absorção no todo universal, de acordo com a doutrina panteísta; terceira, a individualidade com a fixação definitiva da sua sorte, segundo a doutrina da Igreja; e, quarta, a individualidade com progresso indefinido, segundo a Doutrina Espírita.
          De acordo com as duas primeiras, os laços de família se rompem depois da morte e não há nenhuma esperança de reencontro; com a terceira, há uma chance de se rever, contanto que se esteja no mesmo meio, o qual pode ser tanto o inferno como o paraíso; com a pluralidade das existências, que é inseparável da progressão gradual, há a certeza na continuidade das relações entre aqueles que se amaram, e está aí o que constitui a verdadeira família."

("O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Capítulo IV, item 23).

sábado, 2 de outubro de 2010

No dia 03 de Outubro, o movimento espírita comemora o nascimento do codificador da Doutrina: Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) nasceu em Lyon, na França , em 03 de outubro de 1804, filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Louise Duhamel.

Em 1815, sua mãe o conduz ao Instituto Pestalozzi, em Yverdon, para os primeiros estudos. A escola de Pestalozzi era uma das mais famosas da época, recebendo alunos de diversos países.

Ali, os meninos estudavam disciplinas de ciências exatas e humanas, segundo o método Pestalozziano, que incluía a auto-avaliação, sem atribuição de notas, recompensas ou lista de classificação, e os alunos que mais se destacavam eram aproveitados para lecionar, o que aconteceu com Denizard Rivail.

Em 1822, o jovem Rivail deixa Yverdon e se estabelece em Paris, onde se dedica ao magistério e escreve diversas obras de cunho educacional.

Seu primeiro livro - "COURS Pratique et Théorique D'ARITHMÉTIQUE" -, segundo o método de Pestalozzi, foi lançado em 1824, quando tinha apenas 18 anos.

Foi premiado em 1831 pela Academia Real de Arras, da qual era membro, pelo seu trabalho sobre a questão: "Qual o sistema de estudos que mais se harmoniza com as necessidades da época?"

Em 6 de fevereiro de 1832, casa-se com Amélie-Gabrielle Boudet, normalista e professora de Letras e Belas-Artes. Ministrou, no período de 1835 a 1840, em sua própria casa, diversos cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada e Astronomia.

Escreveu, dentre outras obras importantes: "Plano proposto para melhoramento da Instrução pública" (1828), "Gramática francesa clássica" (1831), "Soluções racionais das questões e problemas de Aritmética e de Geometria" (1846), "Programa dos cursos usuais de Química, Física, Astronomia, Fisiologia", que lecionava no Liceu Polimático, "Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas" (1849).

O ESPIRITISMO

No final de 1854, quando já tinha cinqüenta anos, o amigo Fortier lhe fala pela primeira vez dos fenômenos espiríticos que pululavam por Paris, sobretudo os fenômenos das mesas girantes. Responde ao amigo: "Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula. Até lá, permita que eu não veja no caso mais do que um conto da carochinha". Todavia, a partir daí começa a se interessar pelo assunto.

Entre 1855 e 1856, participou de muitas reuniões, analisou vários cadernos de mensagens que os amigos lhe apresentaram e, em 18 de abril de 1857, lança a obra básica da codificação "O Livro dos Espíritos", assinando-a com o pseudônimo Allan Kardec.

"O Livro dos Espíritos", que é dividido em quatro livros: AS CAUSAS PRIMEIRAS; MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS; LEIS MORAIS E ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES, devidamente ampliados, fizeram surgir as outras quatro obras do pentateuco kardequiano: A GÊNESE( janeiro de 1868); O LIVRO DOS MÉDIUNS (janeiro de 1861); O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864) e O CÉU E O INFERNO (agosto de 1865).

Além disso, lançou o livro "O QUE É O ESPIRITISMO", em 1859; a REVISTA ESPÍRITA, em 1º de janeiro de 1858 e fundou em Paris, em 1º de abril de 1858, a SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS.

Allan Kardec desencarnou no dia 31 de março de 1869. Seu túmulo é um dos mais visitados no Cemitério Pére Lachaise, em Paris.

(Ismael Gobbo, in Informativo Eletrônico "Notícias do Mivimento Espírita")

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mais produções cinematográficas de conteúdo espírita: "O Filme dos Espíritos", "As mães de Chico" e "Nosso Lar 2"

(Cartaz divulgado no site http://mundomaiorfilmes.blogspot.com/)
"O Filme dos Espíritos" - Após perder a esposa e a caminho do suicídio, um homem se depara com “O Livro dos Espíritos” e começa uma jornada de transformação interior rumo aos mistérios da vida espiritual e suas influências no mundo material.

O filme tem na direção a estreia de André Marouço e Michel Dubret e tem no elenco  Nelson Xavier, Etty Fraser, Ênio Gonçalves, Ana Rosa e Sandra Corveloni. Reinaldo Rodrigues é o protagonista.

Maiores informações, acesse http://mundomaiorfilmes.blogspot.com/



(Cena do filme "As mães de Chico Xavier")

Em abril de 2011 chega aos cinemas também o filme "As mães de Chico Xavier", dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes, cujo elenco conta com Nelson Xavier (foto), Caio Blat, Paulo Goulart Filho, Herson Capri, Cistiane Gois, dentre outros.

O filme conta a história de três mães que vêem sua realidade se transformar por completo... São elas: Ruth (Via Negromonte), cujo filho adolescente enfrenta problemas com drogas, Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes), e Lara (Tainá Müller), professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Essas três mulheres, vivendo momentos distintos de suas vidas, buscam conforto junto a Chico Xavier (novamente vivido por Nelson Xavier). Herson Capri interpreta Mário, marido de Ruth, Neusa Borges é a cuidadosa governanta de Elisa e Guilherme (Joelson Medeiros)e Caio Blat é o repórter Karl, que insiste em entrevistar o médium, mesmo sem estar preparado para isso...
(Texto: Valéria Dallegrave)

Maiores informações, acesse  http://asmaesdechico.blogspot.com/ 



(Cena do filme "Nosso Lar" - Divulgação)
E, por fim, segundo coluna publicada na Folha de São Paulo do dia 21/09/2010, os produtores de “Nosso Lar” já  pensam na possibilidade de rodar o longa “Nosso Lar 2″

O filme, caso seja produzido, será uma adaptação de “Os Mensageiros”, que é o segundo livro da série "Nosso Lar", também do Espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier. Wagner de Assis será novamente o diretor.

A informação é da coluna Mônica Bergamo, publicada na Folha. A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

Veja ainda a entrevista do diretor de "Nosso Lar", Wagner de Assis, falando sobre suas intenções no site http://paginadocinema.com.br/entrevista/index/81/0/Wagner_de_Assis