"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 14 de abril de 2010

No campo do afeto

Uma amiga de São Paulo, em virtude de haver sido lesada afetivamente, tentou o suicídio. Graças a Deus não obteve sucesso em seus propósitos.

Noite de autógrafos, fila interminável. Chegada a sua vez, ao pegar na mão do Chico Xavier, ele lhe disse:

- Minha irmã, não pense mais nisso, tudo em você é original.

Ao anotar este caso, lembrei-me da mensagem "Lesões afetivas", do Espírito Emmanuel, que se encontra no livro "Momentos de ouro", editado pelo Grupo Espírita Emmanuel e que aqui transcrevo em parte, para que meditemos na imensa responsabilidade que temos no campo do afeto:

          "Caro é o preço que pagamos pelas lesões afetivas que provocamos nos outros.
           Nas ocorrências da Terra de hoje, quando se escreve e se fala tanto em torno do amor livre e sexo liberado, muitos poucos são os companheiros que meditam nas consequências dos votos não cumpridos.
          Se habitas um corpo masculino, conforme as tarefas que te foram assinaladas, se encontraste essa ou aquela irmã que se te afinou com o modo de ser, não lhe desarticules os sentimentos, a pretexto de amá-la, se não está em condições de cumprir a própria palavra, no que tange a promessas de amor.
          E se moras presentemente num corpo feminino, para o desempenho de atividades determinadas, se surpreendeste esse ou aquele irmão que se harmonizou com as tuas preferências, não lhe perturbes a sensibilidade sob a desculpa de desejar-lhe a proteção, caso não estejas na posição de quem desfruta a possibilidade de honorificar os próprios compromissos.
          Não comeces um romance de carinho a dois, quando não possas e nem queiras manter-lhe a continuidade.
          ... Ninguém no mundo pode medir a resistência de um coração quando abandonado por outro.
          Certamente que muitos desses delitos não estão catalogados nos estatutos da sociedade humana; entretanto, não passam despercebidos nas Leis de Deus, que nos exigem, quando na condução de responsáveis, o resgate justo.
          ... Todos nós, os espíritos vinculados à evolução da Terra, estamos altamente comprometidos em matéria de amor e sexo, e em matéria de amor e sexo irresponsáveis.
          ... Um dia, todos seremos chamados a examinar semelhantes realidades, especialmente as que se relacionam conosco, que podem efetivamente ser muito amargas, mas que devem ser ditas."

(Do livro "Kardec Prossegue", de Adelino da Silveira, Ed. CEU, 3. edição - revista e ampliada, pp. 50 e 51).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!