"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


terça-feira, 18 de maio de 2010

Curta-metragem "espírita" no youtube. Confira!

"Quantas obras-primas, de todos os gêneros, as idéias novas não poderiam produzir, pela reprodução das cenas tão múltiplas e tão variadas da vida espiritual!"

A citação retirada do artigo "Influência perniciosa das idéias materialistas", em "Obras Póstumas", de Allan Kardec, reflete a confiança do Codificador do Espiritismo na força inspirativa dos princípios espíritas para a Arte.

Longe de querer uma doutrina particular disseminada como um bloco monolítico pelo mundo, Kardec esperava as idéias novas espalhadas por entre os povos e as culturas. Idéias de esperança, otimismo e fé na imortalidade da alma. Idéias que garantissem a sustentação da alma frente às dores, aos conflitos e às incertezas do dia-a-dia. Que dessem o suporte necessário à espiritualidade humana, relegada a um plano secundário em face do encantamento das sociedades com o "progresso da Ciência".

O curta-metragem abaixo, a nosso ver, é um belo exemplo de que a aposta de Kardec era acertada. Laços é uma produção brasileira de baixíssimo custo (R$1.500,00!) que arrematou o Project: Direct 2007, concurso de curta-metragens promovido anualmente pelo YouTube. O filme bateu centenas de concorrentes em todo o mundo com um roteiro simples, mas tocante. Confira:


Romário Fernandes
Repórter e Apresentador profissional
Belo Horizonte/MG
(31) 9234-4330

(Informação: Informativo eletrônico "Notícias do Movimento Espírita", Ismael Gobbo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!

Postar um comentário