"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Opiniões do físico acerca da existência de Deus

"Deus é a lei e o legislador do Universo."
(Albert Einstein)

"Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão."
(Max Karl Ernst Ludwig Planck)


"Como físico, isto é, como homem que dedicou toda a sua vida à ciência, à classificação e pesquisa da matéria, considero-me livre da suspeita de ser considerado um sonhador, ou então um mero espírito exaltado.

Portanto, após todos esses anos de pesquisa sobre o átomo, faço a seguinte constatação: a matéria não existe em si mesma! Toda a matéria é criada e composta por uma força que coloca
as partículas atômicas em movimento e as mantém unidas no minúsculo sistema solar do átomo.

Temos de aceitar a existência de um espírito consciente e inteligente que atua por trás desta força. É uma força que se situa na origem de toda a matéria.

A matéria visível – porém transitória – não constitui, na verdade, o que existe de mais verdadeiro e autêntico, já que, como vimos, esta matéria nem mesmo existiria sem o espírito que a criou. Na realidade, é o espírito invisível e imortal que é real e verdadeiro. Mas, como o espírito por si só não pode existir, e a cada espírito corresponde um ser, somos obrigados a admitir a existência de seres espirituais. Mas, como estes seres espirituais também não podem existir por si sós, e precisam ser criados por alguém, eu não tenho o menor receio de chamar este misterioso Criador pelo mesmo nome que todas as culturas da Terra, há milhares de anos, sempre lhe deram, ou seja, Deus!"

(Max Karl Ernst Ludwig Planck (1858—1947), cientista alemão, prêmio Nobel de física em 1908, é considerado o pai da mecânica quântica).

publicado no Informativo Eetrônico da USE – Intermunicipal de Bebedouro Nº 47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!