"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Desgosto da vida. Suicídio.

"Lindolfo, atado a ciúme, suicidou-se por Joaninha, mas voltou (reencarnou) de corpo inerte; quer andar mas não caminha."


     Donde nasce o desgosto da vida que, sem motivos plausíveis, apodera-se de certos indivíduos?
     "Efeito da ociosidade, da falta de fé e, também, da sociedade.
     Para aquele que usa de suas faculdades com fim útil e de acordo com as suas aptidões naturais, o trabalho nada tem de árido e a vida se escoa mais rapidamente. Ele lhe suporta as vicissitudes com tanto mais paciência e resignação, quanto obra com o fito da felicidade mais sólida e mais durável que o espera."

     Tem o homem o direito de dispor da sua própria vida?
     "Não; só a Deus assiste esse direito."

     Quais, em geral, com relação ao estado do Espírito, são as consequências do suicídio?
     "Muito diversas são as consequências do suicídio. Não há penas determinadas e, em todos os casos, correspondem sempre às causas que o produziram. Há, porém, uma consequência a que o suicida não pode escapar: é o desapontamento. Mas, a sorte não é a mesma para todos; depende das circunstâncias. Alguns expiam a falta imediatamente, outros em nova existência, que será pior do que aquela cujo curso interromperam."

Quando a ideia de suicídio, porventura, te assomar à cabeça, reflete, antes de tudo, na infinita Bondade de Deus, que te instalou na residência planetária, solidamente estruturada, a fim de sustentar-te a segurança no Espaço Cósmico.
Em seguida, ora, pedindo socorro aos Mensageiros da Providência Divina.

(Extraído dos livros "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, e "Pronto Socorro", de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!