"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bens deixados pelo médium Chico Xavier poderão ser declarados de interesse público












(Casa onde Chico morou até 1959, em Pedro Leopoldo/MG. Foto de Ismael Gobbo).

Segundo Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria da República em Minas Gerais, o Ministério Público Federal está tomando providências para a preservação do patrimônio pessoal de Chico Xavier.

Chico, que faleceu em julho de 2002, deixou uma vasta obra literária no campo da Doutrina Espírita, composta por mais de 400 livros, todos com renda direcionada a obras assistenciais. Dentre os poucos bens deixados pelo saudoso médium, alguns estão em um tipo de "museu" particular, na cidade de Uberaba/MG.

Segundo o MPF/MG, o fato de a cidade de Uberaba ser palco de peregrinação constante ao local da última residência do Chico demonstra a importância do médium para a memória do país. A história da vida de Chico, indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 1981, também está guardada na denominada “Casa Chico Xavier”, na cidade de Pedro Leopoldo (MG), local onde ele residiu durante os anos de 1942 a 1959 e onde estão expostos várias fotos e objetos que lhe pertenciam.

De acordo com o Ministério Público, o legado deixado por Chico Xavier faz parte do patrimônio cultural brasileiro e merece a proteção prevista em lei: "Encontram-se em curso iniciativas para transformar a casa de Chico Xavier em museu, o que teria sido, inclusive, vontade manifestada por ele próprio. É importante que sejam tomadas medidas destinadas a resguardar tais bens, tanto para preservá-los quanto para mantê-los acessíveis ao público. Temos a informação de que as psicografias que viraram livros não são encontradas em nenhum acervo".

Por fim acrescenta que "é importante esclarecer que não haverá mudança de propriedade dos bens. O objetivo é apenas o de assegurar a preservação e manutenção de tais bens no país".


Fonte: http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-bens-deixados-pelo-medium-chico-xavier-devem-ser-declarados-de-interesse-publico/?searchterm=chico%20xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!