"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra




Comemora-se hoje, dia 20 de novembro, no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida pela Lei Federal n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema da escravidão e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Assim é que o dia 20 de novembro, no Brasil, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

O Espiritismo também aponta a escravidão e suas conseqüências como um mal sem igual. E ainda na metade do século XVII, quando ainda existia o sistema escravista em certos países como o Brasil, a Doutrina já apontava o erro e dizia que nada justifica a subjugação de outro ser humano. Nas palavras de Kardec, "a lei humana que consagra a escravidão é contra a natureza, uma vez que iguala o homem ao irracional e o degrada moral e fisicamente" (in "O Livro dos Espíritos", questão de número 829).

Os Espíritos, por sua vez, na mencionada questão de "O Livro dos Espíritos", nos adverte de que "toda sujeição absoluta de um homem a outro homem é contrária à Lei de Deus. A escravidão é um abuso da força e desaparecerá com o progresso, como desaparecerão, pouco a pouco, todos os abusos". E, mais adiante, na questão de número 831, os Espíritos ainda nos adverte de que "os homens, durante muito tempo, têm olhado certas raças humanas como animais de trabalho, munidos de braços e mãos, que se julgaram no direito de os vender como bestas de carga. Eles se crêm de um sangue mais puro. Insensatos que não vêem senão a matéria! Não é o sangue que é mais ou menos puro, mas o Espírito".

Por estas razões, tendo em vista que, conforme já citamos aqui no Blog outras vezes,  o Mundo clama por evolução e progresso da Humanidade, nós humanos ainda precisamos nos conscientizarmos efetivamente sobre os povos e suas culturas, os quais julgamos tão diversos de nós e, o que é pior, julgamos muitas vezes tão inferiores a nós, eliminando, assim, todo e qualquer resquício de preconceito e de racismo da face do Planeta. Infelizmente, por sermos ainda tão endurecidos, necessitamos de movimentos de conscientização e ética diante do que significou a escravidão e demais discriminações raciais, sejam elas de qualquer povo. No entanto, dia virá que viveremos em harmonia e em comunhão de sentimentos, reconhecendo em todos o amor fraterno.


Breve história de Zumbi

Zumbi não nasceu escravo. Apesar de ser filho de cativos, foi concebido livre no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Pernambuco. Quilombos eram lugares dentro da mata para onde os escravos fugiam e se refugiavam do cativeiro e dos maus tratos da senzala. Nesses lugares, as pessoas viviam livres, em comunidades, onde podiam construir suas casas e cultivar a terra. Muitas vezes, os Quilombos eram atacados por forças contrárias à liberdade dos escravos. Em uma dessas invasões, Zumbi foi capturado e levado para ser criado por um padre na cidade. Mas quando cresceu fugiu rumo ao lugar onde havia nascido. Ali começa sua luta pela liberdade. Hoje, Zumbi é conhecido na história como líder de Palmares - um guerreiro que esteve à frente de vários combates, contra a escravidão e pela liberdade. Numa dessas batalhas ele foi morto, em 20 de novembro de 1695.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!