"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mensagem de Emmanuel sobre o Perdão das Ofensas

Queridos amigos e leitores do Blog, hoje de manhã, quando abri o meu Evangelho ("O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec) para fazer a minha prece diária, "por coincidência" (entre aspas porque sabemos que não existem coincidências no Universo, mas sim que tudo está relacionado a uma causa, a qual na maioria das vezes desconhecemos) caiu de entre as páginas uma linda mensagem de Emmanuel, psicografada pelo saudoso médium Chico Xavier, publicada no Livro "Mais perto", Ed. GEEM, e distribuída gratuitamente pelo Grupo Espírita "Os Mensageiros", a qual transcreverei a vocês, com muito carinho:

"Motivos para desculpar

"Eu vos digo, porém, amai a vossos inimigos, bendizei os que maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem." (Jesus, em Mateus 5:44)

Em muitas ocasiões, quem imaginas que haja ferido, não tem disso a mínima ideia, de vez que terá agido sob a ação compulsiva de obsessão ou enfermidade.

Se recebeste comprovadamente uma ofensa de alguém, esse alguém terá dilapidado a tranquilidade própria, passando a carregar arrependimento e remorso, em posição de sofrimento que desconheces.

Perante os ofensores, dispões da oportunidade de revelar compreensão e proveito, em matéria de aperfeiçoamento espiritual.

Aquele a quem desculpas hoje uma falta cometida contra ti, será talvez, amanhã, o teu melhor defensor, se caíres em falta contra os outros.

Diante da desilusão recolhida do comportamento de alguém, coloca-te no lugar desse alguém, observando se conseguirias agir de outra forma, nas mesmas circunstâncias.

Capacitemo-nos de que condenar o companheiro que erra é agravar a infelicidade de quem já se vê suficientemente infeliz.
Revide de qualquer procedência, mesmo quando se enquiste unicamente na mágoa individual imanifesta, não resolve problema algum.

Quem fere o próximo efetivamente não sabe o que faz, porquanto ignora as responsabilidades que assume na Lei de Causa e Efeito.
Ressentimento não adianta, de vez que todos somos espíritos eternos destinados a confraternizar-nos todos, algum dia, à frente da Bondade de Deus.

Desculpar ofensas e esquecê-las é livrar-se da perturbação e doença, pemanecendo acima de qualquer sombra que se nos enderece na vida, razão por que, em nosso próprio benefício, advertiu-nos Jesus de que se deve perdoar qualquer falta, não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete vezes."

Pensemos nisso! O Universo nos clama para que acordemos para a Verdade do Espírito. É chegado o momento em que a Providência Divina nos chama ao entendimento para merecimento das promessas do Cristo. Precisamos buscar viver efetivamente, em nossa vida cotidiana, os ensinamentos do Cordeiro se quisermos chegar à "Terra Prometida". Nosso Mundo caminha para a evolução e, muito brevemente, será um Mundo melhor, um Mundo de Regeneração. Se quisermos nos livrarmos das "tragédias" que nos invade dia a dia dissolvendo-se em tormentos e sofrimentos, resquícios de dolorosos resgates que aqui viemos expiar e ser provados, melhor então que busquemos viver, na prática, o Evangelho de Jesus.

Abraços fraternos!

2 comentários:

  1. Anônimo6/5/15 12:08

    Apesar de praticamente 6 anos passados da publicação desta mensagem, ela por ser de origem embasada nas Leis eternas, continua atual, é o ensinamento vivido por Jesus, como exemplo, a todos que precisamos ascender espiritualmente ao Pai e só o faremos depois de nos reconciliarmo-nos uns com os outros, para finalmente nos desprendermos da matéria, rumo a outras esferas de mais Luz...Obrigado pela mensagem...

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!