"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Centro Espírita também requer Organização e Administração

"Dá conta da tua administração"
(Jesus, in Lucas 16:2)


Administração do Centro Espírita

As ciências que surgem no mundo servem para facilitar e orientar a vida das pessoas, assim sendo, justo é que sejam aproveitadas da melhor forma possível.

E a Doutrina Espírita, estabelecida com bases científicas, não pode fugir a essa regra, por isso, levantamos alguns pontos importantes, concernentes a Ciência da Administração de Empresas e que podem ser aplicados na Administração do Centro Espírita.
Em primeiro lugar é preciso que se defina a missão do Centro Espírita, que deve ser colocada de maneira simples, clara e objetiva – Missão do Centro Espírita: Ensinar o Espiritismo; criar campo propício para que as pessoas evoluam intelectual e moralmente, colaborando para a construção de um mundo melhor.
Após a definição da missão do Centro Espírita, que certamente lhe dará um norte a seguir, sem devaneios desnecessários, o dirigente espírita pode começar a colocar em prática as ferramentas que traz a Ciência da Administração.
Os quatro princípios básicos do administrador que são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, podem perfeitamente ser adequados no dia a dia do Centro Espírita, de modo que ao aplicá-los, o dirigente irá sentir sensível melhora na qualidade das atividades.
Vejamos:
Planejar: Quando falamos em planejar, estamos em realidade dando o primeiro passo para o acerto, pois planejando começamos a desenhar as atividades que queremos desenvolver. É importante colocar esse planejamento no papel, pois evita-se a perda de foco, desperdício de tempo e energia.
Ao contrário do que muitos pensam, o planejamento não é estático e pode ser mudado se se constatar essa necessidade.
Outro dia um amigo comentou que as reuniões de estudo de “O Livro dos Espíritos” no centro que ele freqüenta, e que eram realizadas às terças feiras, estavam com os dias contados para acabar. O motivo: As terças feiras é um dia complicado para a maioria dos freqüentadores do centro. Justamente ai entra o planejamento, ao planejar, conhece-se o perfil e as necessidades das pessoas interessadas nas reuniões. Esse planejamento evitaria o possível rompimento das reuniões de estudo, pois poderiam ser efetivadas em um outro dia, mais acessível aos freqüentadores.
Organizar: A organização ditará a maneira mais apropriada de se utilizar os recursos humanos e materiais disponíveis. Com ela ganha-se em agilidade e eficácia. Para se organizar é importante ressaltar prioridades e serviços mais urgentes dando-lhes o devido encaminhamento, obedecendo sempre uma seqüência lógica. Essa questão pode parecer óbvia, contudo, a experiência demonstra que muitas pessoas se perdem justamente na hora de organizar as atividades que estão desenvolvendo.
Dirigir: Nessa questão o dirigente irá coordenar como as atividades serão realizadas. É importante delegar tarefas, porque delegando, cria-se uma atmosfera de confiança, onde o caminho vai gradativamente sendo preparado à outro companheiro que um dia poderá ocupar seu lugar na direção do Centro. Nada de pensar que as coisas só funcionam de nosso modo, pois isso tira o foco dos objetivos que foram traçados.
Lembrando sempre que o líder real é aquele que antes de mais nada prepara caminhos para que as coisas funcionem em sua ausência.
Controlar: Ao controlar o dirigente terá oportunidade de fazer um balanço dos resultados das atividades que foram desenvolvidas. Ao medir se os resultados alcançados foram satisfatórios, o dirigente terá em mãos subsídios para conversar com colaboradores, e se necessário traçar novos rumos, remodelar atividades, implantar outras, proporcionando ao Centro Espírita que dirige uma melhoria contínua.
Essas ferramentas são importantes e podem facilitar o trabalho do dirigente espírita, contudo, o que irá legitimar o trabalho desenvolvido no Centro, será primar pelo ensino da Doutrina Espírita sem invenções desnecessárias e do Evangelho de Jesus – esse farol – que ilumina consciências, aquece corações e faz prevalecer a fraternidade diante da burocracia


(Texto de Wellington Balbo, Bauru/SP, recebido via e-mail).



"Quando os homens forem bons, organizarão boas instituições,

que serão duráveis, porque todos terão interesse
em conservá-las. O progresso geral é o resultante de todos
os progressos individuais."
(Allan Kardec - "Obras Póstumas")

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