"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sobre o fim dos tempos

"Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Olha, Mestre, que pedras e que edifícios!
Disse-lhe Jesus: Vê estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada."

"Estando ele sentado no Monte das Oliveiras, defronte do templo, perguntaram-lhe em particular Pedro, Tiago, João e André: Dize-nos quando sucederão estas coisas, e que sinal haverá quando elas estiverem para se cumprir?
Então Jesus começou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane. Muitos virão em meu nome dizendo: Sou eu, e enganarão a muitos. Quando, porém, ouvirdes falar de guerras, e rumores de guerras, não vos assusteis, porque é necessário que assim aconteça, mas não é ainda o fim. Pois se levantará nação contra nação, e reino contra reino. Haverá terremotos em vários lugares, e haverá fomes: estas coisas são o princípio das dores.
Estais vós de sobreaviso; pois vos hão de entregar aos tribunais e sereis açoitados nas sinagogas, e haveis de comparecer diante dos reis e governadores por minha causa, para lhes servir de testemunho.
Mas é necessário que primeiro o Evangelho seja pregado a todas as nações. E quando vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas falai o que vos for dado naquela hora, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.
Um irmão entregará à morte a seu irmão e um pai a seu filho; e os filhos se levantarão contra seus pais e os farão morrer.
Sereis também odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo."
(Marcos, XIII, 1-27).

"O próprio planeta protestará contra a impenitência dos homens, rasgando as entranhas em dolorosos cataclismos."
(Emmanuel, do livro "Há 2000 anos", psicografado por Chico Xavier, FEB).


Muito se tem falado em fim dos tempos (ou fim do mundo) e, recentemente, foi lançado nas telas do cinema o polêmico filme "2012", um filme de catástrofes que faz breves referências ao Maianismo, ao Calendário de Contagem Longa e ao Fenômeno 2012, em um retrato de eventos cataclísmicos que se desenrolam no ano de 2012, mais precisamente na data estipulada para 21 de dezembro de 2012.

Em outras ocasiões, já postamos aqui no Blog alguns artigos com referência ao temido tema, fazendo alusões, principalmente, ao período de transição pelo qual, acreditamos, passa o Planeta.

A respeito do assunto, sobre o qual nunca é demais esclarecermos e sermos esclarecidos (assim como a respeito de todos os demais assuntos que envolvem a Humanidade), merece nossa atenção a narrativa de Urbano Teodoro Vieira e Dirceu Abdala, no livro "Chico Xavier - Fonte de luz e bênção", 3 ed., Goiatuba/GO: 2003, os quais relatam que, em setembro de 1985, reunidos na casa de Chico Xavier após os trabalhos de atendimento no Grupo Espírita da Prece, em que o assunto girava em torno de um catastrófico terremoto ocorrido no México naqueles dias (precisamente no dia 19.09.1985), o qual destruiu parte da capital daquele país e obteve ampla repercussão na imprensa, o saudoso médium, interferindo espontaneamente no assunto, disse recordar-se de que Emmanuel, no livro "Há 2000 anos", transcrevera (acerca do assunto) memorável discurso de Jesus, o qual fora proferido em uma reunião espiritual em que participavam cristãos sacrificados, inclusive Lívia Cornélia.

Contam os autores que, trazendo o citado livro, Chico leu para os presentes trechos da advertência do Mestre, seguidos de diversos e salutares comentários sobre o assunto, os quais (que se encontram nas páginas 352/355), ante tantos acontecimentos graves e dolorosos, bem como ante a grande polêmica e o temor a respeito do final dos tempos, pedimos venia para transcrevermos abaixo:

"Figurava-se a todos os presentes a cópia fiel dos quadros graciosos e claros do Tiberíades. A palavra do Mestre derramava-se no ádito das almas, com sonoridades profundas e misteriosas, enquanto de seus olhos vinha a mesma vibração de misericórdia e de serena majestade.

- Vinde a mim, vós todos que semeastes, com lágrimas e sangue, na vinha celeste do meu reino de amor e verdade!...

Entre a Manjedoura e o Calvário, tracei para as minhas ovelhas o eterno e luminoso caminho... O Evangelho floresce, agora, como a seara imortal e indesgotável das bênçãos divinas. Não descansemos, contudo, meus amados, porque tempo virá na Terra, em que todas as suas lições hão de ser espezinhadas e esquecidas... Depois de longa era de sacrifícios para consolidar-se na alma nas almas, a doutrina da redenção será chamada a esclarecer o governo transitório dos povos; mas o orgulho e a ambição, o despotismo e a crueldade hão de reviver os abusos nefandos de sua liberdade! O culto antigo, com as suas ruínas, pomposas, buscará restaurar os templos abomináveis do bezerro de ouro. Os preconceitos religiosos, as castas clericais e os falsos sacerdotes restabelecerão novamente o mercado das coisas sagradas, ofendendo o amor e a sabedoria de Nosso Pai, que acalma a onde minúscula no deserto do mar, como enxuga a mais recôndita lágrima da criatura, vertida no silêncio de suas orações ou na dolorosa serenidade de sua amargura indizível!

Sim! Amados meus, porque o dia chegará no qual todas as mentiras humanas hão de ser confundidas pela claridade das revelações dos céus. Um sopro poderoso de verdade e vida varrerá toda a Terra, que pagará, então, à evolução dos seus institutos, os mais pesados tributos de sofrimentos e de sangue... Exausto de receber os fluidos venenosos da ignomínia e da iniquidade de seus habitantes, o próprio planeta protestará contra a impenitência dos homens, rasgando as entranhas em dolorosos cataclismos... As impiedades terrestres formarão pesadas nuvens de dor que rebentarão, no instante oportuno, em tespestades de lágrimas na face escura da Terra e, então, das claridades da minha misericórdia, contemplarei meu rebanho desditoso e direi como os meus emissários: Ó Jerusalém, Jerusalém!...

Mas Nosso Pai, que é a sagrada expressão de todo o amor e sabedoria, não quer se perca uma só de suas criaturas, transviadas nas tenebrosas sendas da impiedade!...

Trabalharemos com amor, na oficina dos séculos porvindouros, reorganizaremos todos os elementos destruídos, examinaremos detidamente todas as ruínas buscando o material passível de novo aproveitamento e, quando as instituições terrestres reajustarem a sua vida na fraternidade e no bem, na paz e na justiça, depois da seleção natural dos Espíritos e dentro das convulsões renovadoras da vida planetária, organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual.

A voz do Mestre parecia encher os âmbitos do próprio Infinito, como se Ele a lançasse, qual baliza divina do seu amor, no ilimitado do espaço e do tempo, no seio radioso da Eternidade."

("Há 2000 anos", pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, edição FEB - Federação Espírita Brasileira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!