"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SOS São Luiz do Paraitinga/SP (III)

Terça-feira, 19 de janeiro de 2010, 19h42/Atualizada em 20 de janeiro de 2010, 11h43

São Luiz do Paraitinga, sobram doações e faltam voluntários*

Pedro Teixeira
Canção Nova Notícias


Trabalho e solidariedade ajudam a reconstruir São Luiz do Paraitinga. A rotina da pequena cidade do interior de São Paulo ainda está longe da normalidade. A cidade recebeu doações de várias partes do Brasil, e agora faltam voluntários para ajudar na distribuição de alimentos.

Aos poucos São Luiz tenta se recuperar da tragédia. A enchente que cobriu todo o centro da cidade deixou marcas no coração da cidade e dos moradores. Em cada lugar que se olha, há sempre alguém, fora e dentro dos edifícios, ocupado em retirar toda lama que ainda resta.

É trabalho contínuo, quase dá a impressão de que será impossível vencer a montanha de entulhos. O comércio não está de portas fechadas, mas também não funciona: Não se compra remédios, pães, não se faz compras, nada. O prejuizo é grande, cerca de 15 milhões de reais. Empréstimo que precisa ser pago com mais tempo, diz a prefeita.

Mas grande também é a solidariedade. Já nem sequer é possível calcular a quantidade de mantimentos enviados por empresas e desconhecidos. É tanto de comer que hoje há preocupação com o prazo de validade dos alimentos. Há necessidade de tempero, de açúcar, de pó de café, de óleo, de botijões de gás. Acessórios de limpeza também fazem falta.

São Luiz trabalha, mas precisa de voluntários para retornar ao que era antes. Aquela cidade linda, acolhedora, com a Igreja de São Luiz de Tolosa lembrando o povo para a Missa.

A anormalidade precisa perder logo o tal prazo de validade.

Quer ser voluntário?

As pessoas que quiserem se voluntariar podem entrar em contato com a prefeitura da cidade, pelo telefone (12) 3671 7000, ou com uma das responsáveis pelo recebimento e distribuição das doações, Raquel Toledo, pelo telefone (12) 9735 7476.

Segundo Raquel, a maior necessidade é a triagem de roupas, que está sendo feita na quadra poliesportiva da cidade, e a limpeza dos locais atingidos pela enchente. Neste caso, é preciso que o voluntário leve o equipamento necessário para a limpeza (botas, luvas, rodo, balde, etc) pois a cidade não tem condições de oferecer o material.

*Reportagem publicada no endereço eletrônico da Canção Nova.

Assistam ao vídeo da reportagem: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=275281


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!