"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quinta-feira, 4 de março de 2010

Chico Xavier - Casa da Moeda do Brasil lança medalha comemorativa do centenário de nascimento de Chico

(clique na imagem para ampliar)

5 comentários:

  1. tenho certeza, que o nosso querido chico, está constrangido com toda esta Pompa e circunstãncia, aliás já veio uma psicografia do espíruito de humberto campos, alertando sobre tudo isto, se não me engano chamada a Lágrima de chicoi!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, minha cara Laís, também tenho a carteza de que Chico nunca pretendeu ver seu nome divulgado ou até mesmo venerado. O que lhe preocupava (e sempre lhe preocupou) foi o compromisso com a caridade e com o esclarecimento sobre as coisas do Espírito e da relação do mundo espiritual com o mundo material, a fim de auxiliarmos na busca incessante do "conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará".
    Porém, não podemos desprezar o "patrimônio" que ele nos deixou por meio dos exemplos vivos e ainda por meio de sua faculdade mediúnica, a qual dedicou exclusivamente em favor do próximo, aproveitando-nos do momento (uma vez que o Espiritismo nunca foi tão divulgado na mídia como nos últimos tempos) para, através do exceço de homenagens, de mistificações, idolatrias etc, divulgarmos a Doutrina consoante o seu objetivo, qual seja, o de instruir.
    É assim também que funciona no plano espiritual, especialmente quando vêm em nosso socorro: aproveitam-se de todas as circunstâncias e oportunidades para que o bem possa chegar até nós.
    E, vale lembrar, o querido Chico tinha total conhecimento sobre isso.
    Busquemos o momento para mostrarmos aos nossos irmãos onde está o verdadeiro tesouro e qual verdadeiro bem da vida!

    ResponderExcluir
  3. O Mundo precisa saber... E Chico Iluminado não tem a preocupação humana mais, está muito além as suas preocupações agora, graças a Deus.
    Conhecendo bem a sua envergadura moral creio sim que ele deve ter se emocionado com a manifestação de carinho do povo brasileiro, como eu vi e ouvi ele falando pessoalmente com uma árvore, às 3horas da madrugada, ao sair do Grupo E´pírita da Prece em Uberaba, despedindo-se dela porque ele iria repousar o corpo e ela iria ficar ali trabalhando o restante da noite.
    Chico é muito mais do que nos arriscamos a char que ele sentiria... sugiro a leitura de "O Livro dos Espíritos" um dos Livros do Pentateuco da Codificação Espírita, que fala com clareza sobre estas homenagens. Paz para todos!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, querida Sonia! Sabemos da elevação moral e espiritual do saudoso Chico e sabemos, ainda, que sua preocupação é com a vida espiritual e não material. Porém, nosso compromisso é divulgar e informar. "Cotidiano" publicou todas as notícias a que teve acesso ligadas à comemoração e às homenagens, pelo Brasil e pelo mundo, dos 100 anos de nascimento do médium e, como não poderia ser diferente, essa é mais uma delas. Respeitamos todos os meios de divulgação e homenagem. No entanto, primamos pelos princípios da Doutrina Espírita consagrados por Kardec.

    ResponderExcluir
  5. O verdadeiro espirita não é a favor dessa pompa toda que estão fazendo sobre a vida de Chico Xavier.O que o chico verdadeiramente quis quando estava na terra e quer onde estiver e a caridade e o amor ao proximo.

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!