"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quinta-feira, 11 de março de 2010

Chico Xavier - Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo/MG


Referência obrigatória para quem quer conhecer a obra do médium.
Antônio Roberto Fontana
(Diretor da União Espírita Mineira)

Foi inaugurada em 2 de abril de 2006, às 16:00 horas, na cidade de Pedro Leopoldo (MG), a "Casa de Chico Xavier". Transformada pela "Fundação Cultural Chico Xavier" num dos principais pontos do roteiro "Caminhos de Luz Chico Xavier", ela é referência obrigatória para quem quer conhecer a obra do médium mineiro, abrigando lembranças do período em que Chico permaneceu em sua cidade natal, onde viveu de 1910 a 1959.

A residência, reformada para abrigar o centro de referência, foi adquirida por Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte (MG), que, durante mais de duas décadas, manteve estreita amizade com o médium. Contendo uma suite fotográfica, uma exposição dos quase 447 livros psicografados por Chico e dos quase 190 livros já editados sobre a sua vida e obra, ela abriga também objetos pessoais, cartas, anotações e documentos de quando o médium ali residiu, de 1948 a 1959.

O quarto de dormir de Chico encontra-se tal qual era.

A reforma ampliou o espaço onde foram realizadas maravilhosas reuniões e recebidos pelo médium vários livros através da psicografia, transformando-o no auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, além da sala de passes Neném Aluotto.

Embora toda reformada, ampliada em alguns pontos para poder receber a visitação do público, o imóvel mantém as mesmas características originais, como era desejo do próprio Chico.


Evento

Representantes de várias entidades estiveram presentes à inauguração, entre eles Marta Antunes de Moura, diretora e representante da Federação Espírita Brasileira (FEB); Marlene Rossi Severino Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil; Weimar Muniz de Oliveira, presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás; Bady Raimundo Curi, presidente do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, e Ivanir Severino Silva, representante da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis, ambos de Belo Horizonte (MG); Célia Diniz, presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga; Jhon Harley Madureira Marques, presidente do Grupo Espírita Sheilla; e Cleiton Resende, presidente da Aliança Municipal Espírita; todos de Pedro Leopoldo (MG). Várias autoridades do Município também participaram da inauguração, como o vereador Osmar Costa, presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo.

Marta Antunes de Moura, diretora da FEB, abriu a reunião com uma prece de gratidão ao querido médium e, em seguida, falou como representante do presidente da FEB, Nestor João Masotti, expressando o carinho e a amizade dedicados ao estimado Chico Xavier. Geraldo Lemos Neto discorreu sobre o objetivo da iniciativa de manter sempre viva a memória sobre a vida e a obra do querido médium, considerado por todos como verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo, nas tarefas do Consolador que lhE revive hoje os ensinamentos do Cristianismo primitivo pela Doutrina dos Espíritos.

Cidália Xavier de Carvalho, irmã de Chico Xavier, residente em Pedro Leopoldo (MG), falou com muita beleza e saudade sobre o inestimável irmão e seus exemplos de renúncia e abnegação em favor do próximo, momento de especial emoção. Wanda Amorim Joviano, filha de Rômulo Joviano, chefe de Chico na Fazenda Modelo, discorreu sobre a organização do livro "Sementeira de Luz", lançado na mesma tarde, contendo mensagens ainda inéditas recebidas pelo Chico, do Espírito Neio Lúcio, nas reuniões do "Grupo Doméstico Arthur Joviano", realizadas no lar de seu pai, entre 1935 e 1949. Essas reuniões foram realizadas sempre às quartas-feiras, quando Arthur Joviano, seu avô paterno, desencarnado em 14 de dezembro de 1934, passou a se comunicar, identificando-se como sendo o espírito Cneius Lucius, personagem dos romances recebidos pelo querido amigo, como "50 Anos Depois" e "Renúncia". Essas mensagens permaneceram em seu poder, por recomendação do Chico, esclarecendo que somente deveriam ser publicadas oportunamente.

A reunião foi encerrada pela Dra. Marlene Nobre, com sentida e vibrante prece, agradecendo a Jesus pela presença do querido e estimado amigo, Chico Xavier, no plano físico como autêntico missionário de Jesus e legítimo continuador da obra de Allan Kardec. Um grupo de amigos finalizou a reunião com alguns números musicais.


"Sementeira de Luz"

Após a inauguração, Wanda Joviano autografou o livro "Sementeira de Luz", lançado pelo "Vinha de Luz – Serviço Editorial da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis", de Belo Horizonte (MG), e cujos direitos autorais foram cedidos à manutenção das atividades filantrópicas e educativas do "Lar Espírita André Luiz", de Petrópolis (RJ). Ele foi fundado em 3 de Janeiro de 1960, por Suzana Maia Mousinho, a pedido de Chico Xavier.


Visitação

"A Casa de Chico Xavier" está à disposição do público para visitas de terça a domingo, das 10:00 horas às 13:00 horas e das 15:00 horas às 19:00 horas. Aos domingos, às 18:00 horas, sempre será realizada uma reunião destinada ao estudo do Evangelho de Jesus sob a ótica da Doutrina Espírita, ou seja, o Culto do Evangelho no Lar, com entrada franca.

(Fonte: Informativo "Notícias do Movimento Espírita", por Ismael Gobbo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!