"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Destruição do meio ambiente e lei de causa e efeito

“Toda destruição que excede os limites da necessidade é uma violação da Lei de Deus."
(“O Livro dos Espíritos”, Cap. VI, questão 735).

“Nosso planeta é a residência que nos acolhe atualmente; portanto, amá-lo e protegê-lo é nosso lema.”
“A Terra, de uma beleza sem igual, é para nós outros, encarnados e desencarnados, domiciliados temporariamente neste orbe azulado, o nosso ninho de aconchego e progresso espiritual.”
(Hammed, do livro “Renovando atitudes”, psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto, ed. Boa Nova, Cap. “Belo planeta Terra”, p. 159/161).

Meditando sobre o tema “Ecologia”, transcrevemos abaixo a importante mensagem de Chico Xavier deixada aos leitores do jornal “Estado de Minas” de Belo Horizonte, publicada na reportagem de Airton Guimarães, em 07 de janeiro de 1980, extraída do livro "Chico Xavier: Fonte de luz e bênção", de Urbano Teodoro Vieira e Dirceu Abdala, 3. ed., Goiatuba/GO: 2003, cap. "O dia da Terra":

          “O que poderá acontecer ao mundo se continuarem as atuais agressões contra a natureza?
          Acontece que estamos agredindo não a natureza, mas a nós próprios e responderemos pelos nossos desmandos. É importante pensar que se criou a ecologia para prevenir esses abusos, e aqueles que acreditam na ecologia, acima de seus próprios interesses, nos auxiliarão nessa defesa do nosso mundo natural, da nossa vida simples na Terra que poderia ser uma vida de muito mais saúde e de muito mais tranqüilidade se nós respeitássemos coletivamente todos os dons da natureza. Mas se continuarmos agredindo demasiadamente, o preço será pago por nós próprios, porque depois voltaremos em novas gerações plantando árvores, acalentando sementes, modificando o curso dos rios, despoluindo as águas, drenando os pântanos e criando filtros que nos libertem da poluição. O problema será sempre do homem. Teremos que refazer tudo porque estamos agindo atualmente contra nós mesmos.
          Sobre o assunto lembramos ainda belo soneto de Amaral Ornellas, incluído no livro 'Vozes do Grande Além’, título ‘A Terra’, páginas 133/134 [1]:

Agradece, cantando, a Terra que te abriga.
Ela é o seio de amor que te acolheu criança,
O berço que te trouxe a primeira esperança,
O campo, o monte, o vale, o solo e a fonte amiga...

Do seu colo desponta a generosa espiga.
Que te farta o celeiro e te rege a abastança,
Dela surge, divino, o lar que te descansa
A mente atribulada entre o sonho e a fadiga.

Louva-lhe a própria dor amarga, escura e vasta,
E exalta-lhe o grilhão que te encadeia e arrasta,
Constringindo-te o peito atormentado e aflito.

Bendize-lhe as lições na carne humilde e santa...
A Terra é a Grande Mãe que te ampara e levanta
Das trevas abismais para os sóis do Infinito!..."

_______________
1. XAVIER, Francisco Cândido. “Vozes do Grande Além”, por Espíritos diversos, FEB – Federação Espírita Brasileira.

2 comentários:

  1. este homem é idolatrado ... a idolatria e o espiritismo é diábolico .... esta repreendido XICO ....

    ResponderExcluir
  2. Que Deus ilumine tua mente, meu filho, e te afaste das sombras da ignorância!

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!