"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


sábado, 6 de fevereiro de 2010

O ódio

          "Amai-vos uns aos outros e sereis felizes. Sobretudo, tomai por tarefa amar aqueles que vos inspiram indiferença, ódio ou desprezo.
          O Cristo, a quem deveis tomar por modelo, deu-vos o exemplo desse devotamento. Missionário de amor, ele amou ao ponto de dar seu sangue e sua vida.
          O sacrifício que vos obriga a amar aqueles que vos ultrajam e vos perseguem é penoso, mas é exatamente o que vos torna superiores a eles. Se vós os odiais como eles vos odeiam, não sois melhores que eles. Esta é a hóstia sem mancha oferecida a Deus no altar de vossos corações, hóstia de agradável odor, e cujos perfumes sobem até ele.
          Embora a lei de amor queira que se ame indistintamente a todos os seus irmãos, ela não protege o coração contra os maus procedimentos. Ao contrário, amar sendo odiado é a prova mais penosa, bem o sei, uma vez que, em minha última existência terrestre, provei essa tortura.
          Mas Deus está aí, e a lei de causa e efeito responsabiliza, nesta vida e na outra, aqueles que faltam à lei de amor. Não esqueçais, meus queridos filhos, que o amor aproxima de Deus, e o ódio distancia d'Ele. (Fénelon. Bordeaux, 1861)."

(in "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Cap. XII, item 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!