"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sexo nos Espíritos

          "200. Têm sexo os Espíritos?
          Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.

          201. Em nova existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem animar o de uma mulher e vice-versa?
          Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres.

          202. Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?
          Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar."


"Os espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens." (Kardec)

(in "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec - EME).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!