"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dia do Enfermo

Meus amigos,

O calendário aponta amanhã, 11 de fevereiro, o "Dia do Enfermo".

O Benfeitor Espiritual André Luiz nos aponta a seguinte conduta perante os doentes:

* Criar em torno dos doentes uma atmosfera de positiva confiança, através de preces, vibrações e palavras de carinho, fortaleza e bom ânimo. O trabalho de recuperação do corpo fundamenta-se na reabilitação do Espírito.

* Mesmo quando sejam ligados estreitamente ao coração, não se deixar abater à face dos enfermos, mas sim apresentar-lhes elevação de sentimento e fé, fugindo a exclamações de pena ou tristeza. O desespero é fogo invisível.

* Discorrer sempre que necessário sobre o papel relevante da dor em nosso caminho, sem quaisquer lamentações infelizes. A resignação nasce da confiança.

* Em nenhuma circunstância, garantir a cura ou marcar o prazo para o restabelecimento completo dos doentes, em particular dos obsidiados, sob pena de cair em leviandade. Antes de tudo vige a Vontade Sábia do Pai Excelso.

* Dar atenção e carinho aos corações angustiados e sofredores, sem falar ou agir de modo a humilhá-los em suas posições e convicções, buscando atender-lhes às necessidades físicas e morais dentro dos recursos ao nosso alcance. A melhoria eficaz das almas deita raízes na solidariedade perfeita.

* Procurar com alegria, ao serviço da própria regeneração, o convívio prolongado com parentes ou pelo desequilíbrio ou pelas enfermidades pertinazes. O antídoto do mal é a perseverança no bem.

"Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim mesmo o fizestes."
(Jesus, Mateus, capítulo 25, versículo 40).

Pensemos nisso.

Abraços,

Navarro (C. E. Francisco Cândido Xavier - Av. Alfredo Theodoro de Oliveira n. 2195, Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP).

(Mensagem recebida via e-mail).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!