"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lei da solidariedade

"A liberdade começa onde acaba a ignorância."
(Victor Hugo)

O célebre romancista francês, Victor Hugo, conta em uma de suas obras que, numa pequena cidade do interior, residiam dois homens, distantes um do outro.

Um era cego, embora sadio e robusto. O outro, paralítico de nascença, apesar de possuir excelente visão. Ambos viviam de esmolas.

Forçados pela necessidade de sobrevivência, alguém os aproximou e eles fizeram um acordo.

Sairiam os dois, pelas ruas, para pedir esmolas: o cego carregaria o paralítico às costas e, dessa forma, ambos se completariam, à base do bom princípio de mútua caridade.

O cego via pelos olhos do paralítico e este andava com as pernas do daquele. Era a lei da solidariedade em ação.

(Victor Hugo, escritor, foi contemporâneo de Allan Kardec, estudioso e praticante do Espiritismo - Besançon, 26/02/1802-Paris, 22/05/1885).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!