"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O homem de bem

          "O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade em sua maior pureza. Quando interroga sua consciência a respeito de seus próprios atos, pergunta-se se não violou essa lei; se não fez o mal; se fez todo o bem que podia; se negligenciou conscientemente uma oportunidade de ser útil; se alguém tem do que se queixar dele; enfim, se fez ao outro tudo o que queria que se fizesse por ele.
          Ele tem fé em Deus, em sua bondade, em sua justiça e em sua sabedoria. Sabe que nada acontece sem sua permissão, e submete-se à sua vontade em todas as coisas.
          Tem fé no futuro; é por isso que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
          Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas ou expiações, e as aceita sem reclamar."

(in "O Evangeho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Cap. XVII, item 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!