"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a Alma e a Vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote (...). O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adéptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade." (Kardec)


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dica de Leitura - "A loucura sob novo prisma" (Coleção Bezerra de Menezes - FRB)




        "A loucura sob novo prisma" - Continuando a "Coleção Bezerra de Menezes".

"Levados pelo princípio, que julgam ser uma lei natural, de que toda a perturbação do estado fisiológico do ser humano procede invariavelmente de uma lesão orgânica, os homens da ciência têm, até hoje, como verdade incontroversa, que a alienação mental, conhecida pelo nome de - loucura -, é efeito de um estado patológico do cérebro, órgão do pensamento, para uns - glândula secretora do pensamento, para outros.

Nem os primeiros, nem os segundos explicam sua maneira de compreender a ação do cérebro, quer em relação à função, em geral, quer em relação à sua perturbação, no caso da loucura.

Neste ligeiro trabalho, proponho-me, além de mais, a preencher essa lacuna, demonstrando, com fatos de rigorosa observação: 1º, que o pensamento é pura função da alma ou espírito, e, portanto, que suas perturbações, em tese, não dependem de lesão do cérebro, pela razão de ser o cérebro instrumento das manifestações, dos produtos da faculdade pensante. [...]

2º, que a loucura, perfeitamente caracterizada, pode-se dar - e dá-se mesmo, em larga escala, sem a mínima lesão cerebral, o que prova que o cérebro não é órgão do pensamento [...].

3º, podendo ser, também, resultante da ação fluídica de Espíritos inimigos sobre a alma ou Espírito encarnado no corpo.

Em oposição à denominação de loucura científica, com que designei a que representa o primeiro caráter, designaria esta segunda espécie pela denominação de - loucura por obsessão, isto é, por ação fluídica de influências estranhas, inteligentes. [...]

Dividirei, pois, este livro em três partes:

Na 1ª, tratarei do pensamento em seu princípio causal e em suas manifestações.

Na 2ª, tratarei das relações do nosso espírito com os Espíritos livres do espaço; donde a loucura por obsessão.

Na 3ª, direi sobre a loucura, como caso patológico, determinando-lhe a causa - apreciando-lhe os sintomas - colhendo os elementos para seu diagnóstico diferencial - e prescrevendo os meios com que se deve tentar a cura do terrível mal."

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Obrigada pela colaboração!